Hipotireoidismo em cães

RODRIGO EDUARDO DE BORTOLI | CRMV-SP 14.640
Médico Veterinário

Doença de ordem hormonal atinge uma grande população de cães independente de raça, sexo e ou idade.
Comumente traz diversos distúrbios ao funcionamento do organismo animal, exteriorizando seus sintomas através da pele, comportamento e ganho de peso.
Esses sintomas podem, por vezes, serem confundidos com outras alterações hormonais, sendo o hiperadrenocorticismo o mais comum deles.
Normalmente animais de média à avançada idade são os mais acometidos.
Os animais ficam mais quietos, por vezes, prostrados, apáticos, se alimentam pouco, porém, continuam a ganhar peso, ficam mais sonolentos, intolerantes à exercícios, aparecem lesões no pelame.
O diagnóstico é baseado no conhecimento clínico dos sintomas e sua confirmação ou exclusão se dá através de dosagem hormonais do sangue do paciente. Além de um diagnóstico preciso é muito importante a dosagem das medicações corretas, além do acompanhamento periódico com monitoração dos níveis hormonais que podem oscilar.
O controle dos níveis hormonais é extremamente importante, pois, pode acarretar outras desordens fisiológicas acarretando novas patologias.
Uso de medicamentos, alimentação balanceada e de boa qualidade, cuidados com a pelagem, entre outras são as bases de tratamento.
Consulte sempre um Médico Veterinário.
Ligue para a gente e agende uma avaliação.



Fonte: http://avpgraficaejornal.com.br/layout/index.php/2019/07/08/hipotireoidismo-em-caes/