Doenças Hepáticas em cães e gatos

RODRIGO EDUARDO DE BORTOLI | CRMV-SP 14.640
Médico Veterinário

As doenças hepáticas ou hepatopatias são doenças cada dia mais frequentes na rotina da clínica de pequenos animais. Algumas vezes por questões raciais, outras por fatores genéticos, alimentares, medicamentosos, acidentes crotálicos, intoxicações, envenenamentos, consanguinidade, etc.
Algumas raças são realmente mais predispostas ou propensas a essas enfermidades, podemos citar os shithzus, lhasas, cockers, schnawzers, entre outras.
As doenças hepáticas trazem vários sintomas clínicos aos nossos pacientes, desde sinais superficiais à agudos e graves, podendo inclusive levar à óbito.
Os sinais mais comuns são vômitos com certa frequência, apatia, anorexia, letargia, febre, emagrecimento, fezes com melena (sangue ou catarro), etc.
Uma dieta equilibrada e de boa qualidade, pode prevenir em muito o aparecimento ou agravamento dessa enfermidade. Dentre as doenças hepáticas mais comuns nos animais de companhia, podemos citar: Hepatite, Doença Inflamatória Hepática, Cirrose, Esteatose, algumas neoplasias.
O diagnóstico preciso e precoce é a maior arma para o sucesso do tratamento. O diagnóstico é baseado no exame clínico e laboratorial, com posterior exame de imagens a fim de confrontar com os exames anteriores, podendo assim fechar um tratamento adequado e um prognóstico mais fidedigno.
Fique atento às características alimentares de seu pet, e também de suas condições fisiológicas (fezes e urina) quanto à: cor, consistência, odor, e disposição de seu amigo.
Em caso de dúvidas e ou algo estranho, consulte sempre o Médico Veterinário.



Fonte: http://avpgraficaejornal.com.br/layout/index.php/2019/09/02/doencas-hepaticas-em-caes-e-gatos/