Ministério da Saúde informa que Vacina Pentavalente está em falta em todo o país

A Secretaria Municipal do município de Ibirá, por meio do Departamento de Vigilância Epidemiológica informa que recebeu nota informativa do Ministério da Saúde alertando que a vacina Pentavalente, que protege contra difteria, tétano, coqueluche, hepatite B e influenza B está em falta em toda a rede pública do país.
A distribuição foi prejudicada após o produto não passar no teste de qualidade, quando a chegada ao Brasil, uma vez que a vacina é importada. Ela é ministrada em três doses, aos dois, aos quatro e aos seis meses de idade.
O Ministério, por sua vez, confirmou a falta do insumo e explicou, em nota, que um lote com 3,5 milhões de doses da vacina foi barrado pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa). O fármaco é produzido por dois laboratórios indianos e o produto de um deles teve a entrada barrada no Brasil pela primeira vez em junho.
Em julho e agosto, no entanto, o estoque de reserva não foi suficiente para atender nenhum Estado. A pasta, por fim, declarou que um novo lote já chegou ao Brasil e está em fase de liberação da importação, devendo começar a ser distribuído no fim de setembro.
A vacina DTP, também conhecida como tríplice bacteriana, que previne difteria, tétano e coqueluche, também está em falta. Ela é feita com 15 meses e aos quatro anos. Em ambos os casos, os pais que estão procurando pelas doses nas salas de vacinação estão sendo cadastradas e serão contactados quando houver a chegada, previstas para o mês de Outubro onde haverá também a campanha de multivacinação.
A secretaria de Saúde informa ainda que todas as vacinas da rede pública são distribuídas aos municípios pelo Ministério da Saúde, através de solicitação da Diretoria de Vigilância Epidemiológica do Estado, sendo que cabe as prefeituras, a aplicação e conservação das mesmas.

Fonte: http://avpgraficaejornal.com.br/layout/index.php/2019/09/12/ministerio-da-saude-informa-que-vacina-pentavalente-esta-em-falta-em-todo-o-pais/