Você sabe o que significa SETEMBRO AMARELO?

BRUNA SANTORO MILANI | CRP 06/126178
Psicóloga (PUC-SP)

Estamos falando de uma campanha iniciada em 2015 que tem como principal objetivo conscientizar a população sobre a prevenção ao suicídio. Além disso, a motivação desta campanha é esclarecer a todos a respeito da realidade do suicídio no Brasil e no mundo. É uma iniciativa do Centro de Valorização da Vida (CVV), do Conselho Federal de Medicina (CFM) e da Associação Brasileira de Psiquiatria (ABP). A campanha SETEMBRO AMARELO não se restringe apenas no Brasil, e sim, no mundo todo.
Por que amarelo?
De acordo com a Associação Catarinense de Psiquiatria, essa cor foi escolhida por causa de uma história que aconteceu em 1994.
A história é sobre um jovem americano de 17 anos, chamado Mike Emme, que tirou a própria vida dirigindo seu carro (Mustang 68) restaurado por ele mesmo e de cor amarelo. Na época, seus amigos e familiares distribuíram durante o funeral cartões com fitas amarelas amarradas com mensagens de apoio para as pessoas que estivessem enfrentando a mesma situação de Mike. A mensagem e a iniciativa foram se espalhando mundo afora.
Infelizmente, segundo Organização Mundial de Saúde (OMS) os dados de suicídio só têm aumentado, e precisamos ficar cientes sobre alguns mitos que rodeiam este tema:

  • "As pessoas ameaçam se matar para chamar atenção.". Isso não é verdade. Temos nossas subjetividades, e não é porque reagimos a algumas situações de determinada maneira que podemos esperar que o outro reaja da mesma forma. A pessoa pode sim estar passando por desafios ligados ao emocional e a ameaça é um pedido de socorro. TODA E QUALQUER AMEAÇA DE SUICÍDIO DEVE SER LEVADA A SÉRIO.
  • "O suicídio ocorre sem aviso.". Mito. Muitas pessoas pensam em suicídio a todo o momento. Além disso, eles costumam dar sinais desse desejo.
  • "O suicídio acontece só com os outros.". Não se engane! O suicídio pode acontecer com qualquer pessoa que esteja em um alto grau de sofrimento e vulnerabilidade psicológica.
  • "Uma pessoa que tentou cometer suicídio uma vez, não voltará a tentar.". Falso. Na realidade é mais comum o contrário.
    As causas do suicídio são diversas. Alguns especialistas (CVV) identificam transtornos mentais na maior parte das pessoas que cometem (ou tentam) este ato. Dentre os principais transtornos observados, destacam-se a depressão na forma simples, a depressão na forma bipolar, a dependência química e a esquizofrenia. Entretanto, vale ressaltar que não podemos afirmar que TODAS AS PESSOAS que cometem suicídio apresentam algum desses transtornos, inclusive, alguns casos podem ocorrer de maneira impulsiva por situações muito impactantes e inesperadas da vida, como por exemplo, abusos, términos de relacionamentos, crises financeiras, perda de pessoas queridas, entre outros.
    Apesar de ser um tema muito delicado, é de extrema importância conversar mais e abertamente sobre o assunto para então preveni-lo. Outras formas de prevenção:
  • Deixar a pessoa falar, sem emitir qualquer julgamento ou opiniões. Devemos lembrar sempre de NÃO medir a dor dos outros pelas nossas experiências pessoais, pois cada ser humano é um ser individual com suas experiências e percepções particulares.
  • Não deixar a pessoa sozinha. Nesses casos, entre em contato com serviços de emergência e com alguém de confiança.
  • Ajuda especializada. É necessário incentivar a pessoa a buscar profissionais da saúde que possam se comprometer na acolhida. Em casos graves, é importante a família e amigos próximos terem conhecimento sobre a situação.
    "Os suicidas, mesmo os que planejam a morte, não querem se matar, mas matar a sua dor."
    AUGUSTO CURY


Fonte: http://avpgraficaejornal.com.br/layout/index.php/2019/09/16/voce-sabe-o-que-significa-setembro-amarelo/