Alunos urupeenses conquistam medalhas na Olimpíada Brasileira de Astronomia

Mais uma vez a Educação de Urupês foi premiada: alunos da E.M.E.F Professor Athayr da Silva Rosa conquistaram medalhas na Olimpíada Brasileira de Astronomia (OBA).
A Olimpíada é realizada anualmente pela Sociedade Astronômica Brasileira (SAB) em parceria com a Agência Espacial Brasileira (AEB) com alunos de todos os anos do ensino fundamental e médio em todo território nacional, e tem como objetivos fomentar o interesse dos jovens pela Astronomia, Astronáutica e ciências afins, promover a difusão dos conhecimentos básicos de uma forma lúdica e cooperativa, mobilizando num mutirão nacional, além dos alunos, seus professores, coordenadores pedagógicos, diretores, pais e escolas, planetários, observatórios municipais e particulares, espaços, centros e museus de ciência, associações e clubes de Astronomia, astrônomos profissionais e amadores, e instituições voltadas às atividades aeroespaciais.
De acordo com a Secretaria de Educação, esse foi o primeiro ano que a escola participou da Olimpíada. Dentre os 51 alunos inscritos, quatro foram medalhistas. Os alunos premiados foram: Miguel Eduardo Silveira Ofeman Verri (medalha de ouro), Gustavo Santana (medalha de prata), Lorena Lana Facini (medalha de prata) e Kennedy Gabriel Brasil (medalha de bronze).
O número de alunos inscritos superou seu recorde de 2009, que estava parado em 869.080 alunos, teve a participação de 880.424 alunos em todo o Brasil. A prova da OBA é realizada em apenas uma fase, na qual todos os alunos participantes recebem um certificado de participação, além de cerca de 50.000 medalhas, entre ouro, prata e bronze que são distribuídas aos alunos que obtiveram maior nota.
Além disso, o aluno Miguel Eduardo Silveira Ofeman Verri foi convidado a participar da primeira pré-seleção para a fase online das provas de seleção para a formação das equipes brasileiras que vão representar o Brasil nas Olimpíadas Internacionais de Astronomia de 2020, isto é, Olimpíada Internacional de Astronomia e Astrofísica (IOAA) e a Olimpíada Latino Americana de Astronomia e Astronáutica (OLAA).



Fonte: http://avpgraficaejornal.com.br/layout/index.php/2019/10/07/alunos-urupeenses-conquistam-medalhas-na-olimpiada-brasileira-de-astronomia/