Leucemia felina

RODRIGO EDUARDO DE BORTOLI | CRMV-SP 14.640
Médico Veterinário

Doença altamente contagiosa entre felinos e igualmente letal. Por vezes não diagnosticada e por outras, subestimada. É considerada de alta importância clínica e endêmica. Em função da dificuldade em ser diagnosticada eleva a doença à um patamar de extrema dificuldade de controle e tratamento de casos clínicos e de fatores de contaminação.
Os animais errantes (que vivem soltos) são as principais fontes de contaminação e propagação da doença. O vírus da leucemia felina (FeLV) pode ser transmitido via saliva, pelo leite, via transplacentária ou por meio de transfusões sanguíneas. O FeLV não sobrevive em meio ambiente, e ainda pode ser facilmente eliminado por meio do uso de detergentes comuns. Uma vez infectado, o felino pode desenvolver vários sinais clínicos, os quais podem ser inespecíficos como apatia e anorexia, ou mais específicas como leucemias. O vírus pode gerar uma imunossupressão no animal, deixando o mesmo vulnerável a outras doenças. O correto diagnóstico e tratamento são essenciais para que o felino tenha uma melhor qualidade de vida, além disso, o diagnóstico de gatos infectados é um fator crucial para evitar a transmissão para um gato não infectado. Há vacinas disponíveis no mercado, mas não se sabe a duração da imunidade proporcionada por elas. Assim como em humanos, podem levar à casos de anemias profundas necessitando de transfusões sanguíneas.
Procure sempre o Médico Veterinário de sua confiança com experiência no diagnóstico e possibilidades de tratamento. Esclareça suas dúvidas e promova o melhor pra saúde e bem estar de seu animal.
VISITE NOSSO INSTAGRAM
clinvetibira



Fonte: http://avpgraficaejornal.com.br/layout/index.php/2019/10/07/leucemia-felina/