Prefeitura dá início a projeto emergencial de combate a escorpiões e conclama a participação da com

Política de controle já está em desenvolvimento no município, após solicitação da SMS

A Prefeitura de Ibirá, através da Secretaria Municipal de Saúde, deu início a um projeto em caráter emergencial de combate aos escorpiões.
A iniciativa ocorreu devido à grande incidência de acidentes com os animais peçonhentos no município. No último mês, foram registrados 18 acidentes, uma internação e 30 reclamações notificadas.
A aplicação será realizada em toda a rede municipal de esgoto (trimestral) e nos prédios públicos (bimestral).
Em casos extremamente prioritários, com classificação de alto risco, serão atendidos alguns imóveis residenciais.
Para o tratamento em prédios públicos e as residências indicadas, será utilizada como metodologia de controle a pulverização residual e o polvilhamento, além da coleta noturna, quando indicada.
Para a rede de esgoto, o método será definido de acordo com a necessidade, entre nebulização, termonebulização ou polvilhamento.
Por conta da gravidade da situação, a Secretária da Saúde, Terezinha Pachá, ressalta a importância da participação da comunidade para o controle do animal. "A Prefeitura está fazendo um trabalho incisivo, mas precisamos que a população também se empenhe, destruindo os possíveis criadouros. É uma questão muito grave, um problema que pode levar à morte", destaca.
EMERGENCIAL
A abertura emergencial do contrato de dispensa de licitação para o projeto foi solicitada pela Saúde e o mesmo será aplicado até que seja finalizado o processo licitatório.
Entre os diferencias da proposta estão o treinamento para os agentes de saúde do município, tratamentos realizados por profissionais capacitados e treinados, responsável técnico com mais de 30 anos de atuação no setor de controle de vetores e pragas, relatório estatístico das ações, acompanhamento dos resultados através de relatórios de aplicação e acompanhamento através do sistema de gestão de todas as ações realizadas.
As medidas pós-tratamento indicadas são: nas áreas internas, a reocupação do local deve ser feita após quatro horas do término da aplicação, para garantir a segurança dos usuários. Nas áreas externas, é importante que não exista o fluxo de pessoas durante a execução - que podem ser utilizadas normalmente após 30 minutos.

O que fazer para controlar a ocorrência de escorpiões?

As medidas de controle e manejo populacional de escorpiões baseiam-se na retirada/coleta dos escorpiões e modificações das condições a fim de torná-lo desfavorável à ocorrência, permanência e proliferação desses animais.
n Na área externa do domicílio

• Manter limpos quintais e jardins, não acumular folhas secas e lixo domiciliar;
  • Acondicionar lixo domiciliar em sacos plásticos ou outros recipientes apropriados e fechados e entregá-los para o serviço de coleta. Não jogar lixo em terrenos baldios;
  • Limpar terrenos baldios situados a cerca de dois metros da redondeza dos imóveis;
  • Eliminar fontes de alimentos para os escorpiões, baratas, aranhas, grilos e outros pequenos animais invertebrados;
  • Evitar a formação de ambientes favoráveis ao abrigo de escorpiões, como obras de construção civil e terraplanagens que possam deixar entulhos, superfícies sem revestimentos, umidade, etc;
  • Remover periodicamente materiais de construção e lenha armazenadas, evitando o acúmulo exagerado;
  • Preservar os inimigos naturais dos escorpiões, especialmente aves de hábitos noturnos (corujas, joão-bobo, etc), pequenos macacos, quatis, lagartos, sapos e gansos (galinhas não são eficazes agentes controladores de escorpiões);
  • Evitar queimadas em terrenos baldios, pois desalojam os escorpiões;
  • Remover folhagens, arbustos, trepadeiras juntos às paredes externas e muros;
  • Manter fossas sépticas bem vedadas, para evitar a passagem de baratas, escorpiões;
  • Rebocar paredes externas e muros para que não apresentem vãos ou frestas.
    n Na área interna
  • Rebocar paredes para que não apresentem vãos ou frestas;
  • Vedar soleiras de portas com rolo de areia ou rodos de borracha;
  • Reparar rodapés soltos e colocar telas nas janelas;
  • Telar as aberturas dos ralos, pias ou tanques;
  • Telar as aberturas de ventilação de porões e manter assoalhos calafetados;
  • Manter todos os pontos de energia e telefone devidamente vedados.
    Observação: em áreas rurais, realizar a limpeza do local antes da preparação do solo para plantio, que pode promover o desalojamento de escorpiões de seu habitat natural (barranco, cupinzeiros, troncos de árvores abandonadas).

Fonte: http://avpgraficaejornal.com.br/layout/index.php/2019/10/17/prefeitura-da-inicio-a-projeto-emergencial-de-combate-a-escorpioes-e-conclama-a-participacao-da-comunidade/