Ibirá é o único município do interior de SP a monitorar o Aedes com biotecnologia

Armadilhas de captura, do sistema inteligente, começaram a ser implantadas no dia 16 de outubro e permitem ação rápida da Saúde

Ibirá é o primeiro e único município do interior paulista a implantar um sistema de inteligência de Monitoramento Integrado do Aedes - M.I. Aedes.
A tecnologia, desenvolvida pela empresa Ecovec (de Belo Horizonte) e classificada como biotecnologia, é inovadora e permite o acompanhamento dos casos em tempo real, através da implantação de armadilhas, chamadas de MosquiTrap.
Elas capturam a fêmea grávida do Aedes por meio de um adesivo e utilizam um atraente sintético de oviposição (AtrAedes), fruto de mais de 10 anos de pesquisas desenvolvidas a partir do comportamento do vetor.
No município, foram instaladas 61 armadilhas em pontos estratégicos estudados pela equipe, com cobertura de 100% da área urbana.
Os treinamentos com os funcionários da rede municipal foram realizados entre os dias 15 e 18 de outubro, com metodologias teórico-práticas para uso do sistema. Já a implantação dos artifícios teve início a partir do dia 16 de outubro.
O monitoramento das armadilhas será semanal e é possível mapear as áreas de maior risco de transmissão da doença. "Esse monitoramento é inovador, atacaremos o transmissor da doença, que é o mosquito adulto", comenta Lucas Zanandrez, suporte técnico da Ecovec.
Os mosquitos coletados pelas armadilhas serão enviados em tubos de ensaio para o laboratório da empresa na capital de Minas Gerais para análise de teste de biologia molecular e detecção dos principais vírus transmitidos pelo Aedes: Dengue e seus quatro sorotipos (1, 2, 3 e 4), Zika, Chikungunya e Febre Amarela, com resultados liberados em até cinco dias úteis.
Os resultados mostram se o vírus está ou não circulando nas á-reas, através de informações em tempo real, enviadas para a gestão da Saúde do município.
A Secretária da Saúde de Ibirá, Terezinha Pachá, explica que o trabalho será desenvolvido durante um ano. "A expectativa, de acordo com os estudos da empresa, é de redução de até 60% dos casos de Dengue nesse período. Também é importante frisar que as armadilhas têm o poder de atrair apenas os mosquitos que já circulam no local e que iriam colocar os ovos em outros criadouros", detalha.

PREMIADA
A tecnologia é premiada tanto nacional quanto internacionalmente, resultante do desenvolvimento de pesquisas sobre a biologia e comportamento do mosquito, com o objetivo de monitorar o vetor e a circulação viral em área urbana. Ela é capaz de predizer o risco de epidemias provocadas pelo Aedes aegypti, viabilizando o rápido combate.

BENEFÍCIOS

– Detecção antecipada dos principais vírus transmitidos pelo Aedes adulto, tais como Dengue, Zika, Chikungunya e Febre Amarela, com combate imediato e resultado de virologia em até uma semana após a coleta;
– Permite localizar os pontos com maior infestação do Aedes aegypti, podendo identificar as áreas prioritárias para ações de prevenção e controle;
– Facilidade de gerenciamento e tomada de decisões semanais;
– Diagnóstico da circulação viral anterior às notificações de casos humanos, reduzindo a transmissão das doenças;
– Índices entomológicos comprovados cientificamente, mais consistentes e confiáveis por meio da Mosquitrap¨ quando comparados à pesquisa larvária;
– Avaliação da efetividade das ações de controle do vetor.

Fonte: http://avpgraficaejornal.com.br/layout/index.php/2019/10/24/ibira-e-o-unico-municipio-do-interior-de-sp-a-monitorar-o-aedes-com-biotecnologia/