Prefeitura de Ibirá participa de 4º Fórum Brasileiro de Turismo e fortalece contatos

Evento aconteceu em Itu, com o objetivo de mobilizar os integrantes do Sistema Nacional de Turismo para discutir o cenário da atividade

A Prefeitura de Ibirá participou do 4º Fórum Brasileiro de Turismo, que aconteceu no dia 01 de novembro, em Itu-SP.
Estiveram presentes, como representantes do município, o prefeito Edvard Colombo e o consultor de Desenvolvimento e Turismo, Leandro Amêndola do Amaral.
O evento visa mobilizar atores públicos e privados que integram o Sistema Nacional de Turismo para discutir o cenário atual da atividade no País.
Na oportunidade, os representantes de Ibirá ampliaram e fortaleceram a rede de contatos e pleitearam melhorias para o setor.
Eles agradeceram pessoalmente a constante parceria estabelecida com o deputado federal Herculano Passos, presidente da Frente Parlamentar em Defesa do Turismo.
O prefeito destacou também a troca de informações com o Secretário de Estado do Turismo, Vinicius Lummertz, e com o Secretário de Turismo de Mendonça-SP, João Bazotti.
"O fórum está crescendo a cada edição, porque é um reflexo da pujança do setor do turismo. A nossa presença foi fundamental para colocar o nome de Ibirá em meio à grande rota turística do Brasil e fortalecer contatos", comentou Edvard.
Para Leandro, que também representou a Região Turística Águas, Sabores e Saberes (RT), o evento foi "um grande norteador para o desenvolvimento turístico, com várias novidades, informações e o-rientações".

INVESTE TURISMO
Além de discutir o cenário do turismo no Brasil, o fórum apresentou casos de sucesso, projetos em andamento, além de caminhos que podem ser percorridos, com perspectivas para os próximos anos, com estratégias de longo prazo e contribuições para as políticas públicas de turismo no Brasil.
O ministro do Turismo, Marcelo Álvaro Antônio, falou sobre o momento promissor do mercado de viagens no Brasil, assim como sobre as iniciativas do governo federal no sentido de aprimorar as condições do setor.
O encontro destacou avanços, como o Programa Investe Turismo, desenvolvido conjuntamente pelo Ministério do Turismo, Sebrae e Embratur, com meta de unir setor público e iniciativa privada para preparar e promover a competitividade.
O programa qualifica 30 rotas estratégicas em 158 cidades de todo o País, com investimento de aproximadamente R$ 200 milhões, aplicados em todas as regiões brasileiras.
Os contemplados receberão um pacote de ações de investimentos, incentivos a novos negócios, acesso ao crédito, marketing, inovação e melhoria de serviços voltados para o setor de Turismo.
Além disso, o Investe Turismo possibilitará a entrega de um Plano Integrado de Posicionamento de Imagem do Brasil, um Plano Nacional de Atração de Investimentos e a implantação de um Mapa do Turismo Inteligente.

LEI GERAL DO TURISMO É COBRADA EM EVENTO

A Lei Geral do Turismo foi uma das principais reivindicações feitas pelo deputado Herculano Passos durante o fórum.
O profissional, que também é presidente da Frente Parlamentar em Defesa do Turismo, cobrou do Senado a aprovação da referida lei, que chegou a ter seus 118 artigos aprovados pela Câmara dos Deputados, mas está parada há quase um ano no Senado.
Passos aproveitou a presença do Ministro do Turismo, Marcelo Álvaro Antônio, no evento para solicitar mais agilidade na aprovação, "que é necessária para potencializar o turismo no Brasil", acrescentou o deputado.

TURISMO REPRESENTA 10% DA ECONOMIA DO MUNDO

Durante o fórum, o secretário de Turismo de São Paulo, Vinicius Lummertz, lembrou que o setor representa 10% da economia do mundo.
O índice é o mesmo em São Paulo, por exemplo, com números crescentes em todo o mundo.
Lummertz ressaltou que o governo está trabalhando para aumentar ainda mais essas estatísticas e que o crescimento do turismo natural é de 20% ao ano, com concessões dos parques no Brasil acontecendo a todo vapor.
O 4º Fórum Brasileiro de Turismo contou com a presença do secretário nacional de Integração Interinstitucional do MTur, Bob Santos; da vice-governadora da Paraíba, Lígia Feliciano; do secretário de Estado de Turismo São Paulo, Vinicius Lummertz; do ex-governador de São Paulo Geraldo Alckmin; do presidente da Associação Brasileira da Indústria de Hotéis (ABIH Nacional), Manoel Linhares; do presidente executivo do Fórum de Operadores Hoteleiros do Brasil (FOHB), Orlando de Souza; do presidente da Frente Parlamentar Mista em Defesa do Turismo, deputado federal Herculano Passos, e do presidente do Global Council of Sales Marketing, Agostinho Turbian, Alexandre Sampaio (FBHA/CNC), entre outros.

Fonte: http://avpgraficaejornal.com.br/layout/index.php/2019/11/07/prefeitura-de-ibira-participa-de-4o-forum-brasileiro-de-turismo-e-fortalece-contatos/