Psicologia e Psiquiatria: qual a diferença?

BRUNA SANTORO MILANI | CRP 06/126178
Psicóloga (PUC-SP)

Muitas pessoas se vêem perdidas sobre qual profissional recorrer, se irá a um psiquiatra ou a psicólogo. Uma das razões de ainda serem confundidas, seja talvez por serem duas áreas aplicadas ao campo da saúde mental.

Vamos então falar sobre as principais diferenças entre o trabalho de um psicólogo e um psiquiatra?
A principal diferença entre essas duas áreas é a origem, ou seja, a formação. Psicologia vem dos cursos universitários de graduação e pós-graduação em Psicologia e, depois disso, ainda é possível se especializar em psicologia clínica, enquanto os psiquiatras cursam medicina para depois se especializarem no ramo da Psiquiatria. Portanto as habilidades e os conhecimentos específicos desses profissionais são diferentes. O psiquiatra adquiriu conhecimento sobre o funcionamento neurológico, e está habilitado, caso necessário, a receitar medicamentos, enquanto o psicólogo concentra a sua formação em ciências sociais, em processos culturais mais dinâmicos, além de trabalhar, juntamente com o paciente, as "raízes" de seu emocional em conflito.
Outra diferença entre essas duas áreas diz respeito à abordagem utilizada por cada profissional. A abordagem da psiquiatria enfoca os aspectos fisiológicos e químicos do corpo humano, especialmente os relacionados ao sistema nervoso. Em contra partida, o psicólogo aborda um paciente através de uma postura mais heterogênea, colocando mais ênfase sobre o contexto social e as relações pessoais desse indivíduo. Além disso, o psicólogo atua no diagnóstico, prevenção e tratamento de doenças mentais, de personalidade ou distúrbios emocionais. O profissional da psicologia dedica seus estudos no comportamento humano por meio da análise de suas ideias, valores e emoções. Ele procura identificar padrões de comportamento através da observação e interação direta com os pacientes.
O psiquiatra inclina-se a resolver as desordens mentais mais complexas do paciente, aqueles ocasionados por desequilíbrio químico do cérebro (doença mental já diagnosticada), fazendo um tratamento medicamentoso e monitorando o paciente para minimizar os efeitos secundários que a medicação possa vir a ter. Enquanto os psicólogos, embora possa atuar com seu trabalho no suporte psicológico em todos os casos que envolvem problemas psiquiátricos, oferece também os seus serviços a qualquer pessoa que esteja passando por uma fase da vida de bagunça emocional (ou seja, todos nós!).
Em suma, é correto afirmar que ambas as disciplinas são diferentes e por isso tem suas próprias áreas de aplicação, mas é necessário ressaltar que elas se COMPLEMENTAM, e que, portanto, podem (e devem) atuar em conjunto para as melhorias da saúde mental de um paciente.

Fonte: http://avpgraficaejornal.com.br/layout/index.php/2019/12/02/psicologia-e-psiquiatria-qual-a-diferenca/