Dezembro Vermelho mobiliza Ibirá com ações de combate ao HIV/AIDS

Unidades de saúde realizaram testes rápidos para detecção de HIV, Sífilis, Hepatite B e Hepatite C

A Organização Mundial de Saúde (OMS) se utiliza das cores para conduzir importantes campanhas, relacionando-as a respectivos meses do ano e seus temas.
Em dezembro não é diferente e a cor da vez é o vermelho, que alerta, através do Dezembro Vermelho, sobre a prevenção ao HIV/Aids e outras infecções se-xualmente transmissíveis.

A Prefeitura de Ibirá, através da Secretaria Municipal de Saúde, integra e participa da campanha nacional.
Uma das ações desenvolvidas no município é a campanha Fique Sabendo, que mobilizou as uni-dades de saúde Doutor Raul Tarsitano (centro), Vereador Ernesto Tavares (São Benedito) e Vereador Arlindo Simplício (Termas de Ibirá).
Durante o período de 02 a 06 de dezembro, as unidades realiza-ram testes rápidos para diagnosticar HIV, Sífilis, Hepatite B e Hepatite C.
De acordo com informações da Vigilância Epidemiológica do município, os testes demoram, no máximo, 15 minutos e são realizados em três etapas: primeiro é feito um pré-teste, onde é preenchida uma ficha de atendimento; em seguida, o teste é realizado e, por último, é feita a entrega do resultado e aconselhamento.
"O diagnóstico precoce é importante para realizar o tratamento o quanto antes", destaca o setor.
As unidades de saúde do município realizam testes para a detecção das doenças durante todo o ano, em pacientes indicados.

DEZEMBRO VERMELHO
A campanha Dezembro Vermelho, promovida pela OMS (Organização Mundial de Saúde), alerta sobre a mobilização para todos os povos sobre a pandemia de HIV/AIDS.
As atividades desenvolvidas nesse mês visam divulgar mensagens de solidariedade, prevenção e incentivo a novos compromissos com essa luta.
No mundo, o contágio do vírus HIV diminuiu 35%, mas no Brasil houve aumento de 50% no período de 2009 a 2018.
Contudo, o Dezembro Vermelho aumentou em 94% o índice de pessoas em tratamento, que obteve o retorno de 91% dos pacientes em tratamento com carga viral quase nula.

AIDS/HIV
A AIDS, sigla em inglês para a Síndrome da Imunodeficiência Adquirida é uma doença do sistema imunológico humano resultante da infecção pelo vírus HIV (Vírus da Imunodeficiência Humana - da sigla em inglês).
O vírus HIV, dentro do corpo humano, começa a atacar o sistema imunológico, ligando-se as células e alcançando seu interior para se multiplicar. Com isso, o sistema de defesa vai pouco a pouco perdendo a capacidade de responder adequadamente, tornando o corpo mais vulnerável a doenças.
Quando o organismo não tem mais forças para combater esses agentes externos, a pessoa começar a ficar doente mais facilmente e então se diz que tem AIDS. Esse momento geralmente marca o início do tratamento com os medicamentos antirretrovirais, que combatem a reprodução do vírus.
Saber do contágio pelo HIV precocemente aumenta a expectativa de vida do soropositivo. Quem busca tratamento especializado no tempo certo e segue as recomendações do médico ganha em qualidade de vida.
O diagnóstico da infecção pelo HIV é feito a partir da coleta de sangue. No Brasil, temos os exames laboratoriais e os testes rápidos, que detectam os anticorpos contra o HIV em até 30 minutos, colhendo uma gota de sangue da ponta do dedo. Esses testes são realizados gratuitamente pelo Sistema Único de Saúde (SUS), nas unidades da rede pública.

PREVENÇÃO
Como o HIV, vírus causador da AIDS, está presente no sangue, sêmen, secreção vaginal e leite materno, a doença pode ser transmitida de várias formas:

• Sexo sem camisinha - pode ser vaginal, anal ou oral;
  • De mãe infectada para o filho durante a gestação, o parto ou a amamentação - também chamado de transmissão vertical;
  • Uso da mesma seringa ou agulha contaminada por mais de uma pessoa.
  • Transfusão de sangue contaminado com o HIV;
  • Instrumentos que furam ou cortam, não esterilizados.
    "Evitar a doença não é difícil. Basta usar camisinha em todas as relações sexuais e não compartilhar seringa, agulha e outro objeto cortante com outras pessoas. O Sistema Público de Saúde disponibiliza preservativos gratuitos", finaliza a Vigilância.

Fonte: http://avpgraficaejornal.com.br/layout/index.php/2019/12/05/dezembro-vermelho-mobiliza-ibira-com-acoes-de-combate-ao-hiv-aids/