Urupês conquista unidade do SAMU 192

Urupês agora conta com uma unidade do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (SAMU 192). Na manhã do dia 20 de dezembro, gestores do município e servidores da Secretaria de Saúde estiveram na cidade de Tatuí para retirar o veículo.
A Unidade Móvel está equipada com aparelhos modernos como desfibrilador, respirador, maca, cadeira de rodas e cilindros de oxigênio, dentre outros. O intuito é possibilitar um atendimento mais rápido e eficiente à vítima após ter ocorrido alguma situação de urgência ou emergência que possa levar a sofrimento, a sequelas ou mesmo à morte.
"Estamos muito felizes com esta conquista para nossa população, que era algo que ela tanto ansiava. Por isso, depois de muito lutar, conseguimos trazer o SAMU para Urupês. Tenho certeza de que nós iremos ampliar muito mais o atendimento da Saúde, diminuindo a possibilidade de danos mais graves caso haja algum caso de urgência ou emergência na cidade", disse o prefeito.
Agora, a Secretaria de Saúde implantará a base do SAMU na Central de Ambulância e treinará os enfermeiros e condutores socorristas. Este procedimento, segundo a gestora da pasta, "acontecerá o mais rápido possível, para iniciar o quanto antes o serviço à população".
A unidade irá operar 24 horas no município, durante os 7 dias da semana. Será priorizado o atendimento em Urupês, mas também poderão ser socorridas cidades vizinhas, em caso de emergências maiores.
Estiveram presentes na entrega da unidade o prefeito Bica, a Secretária de Saúde, Cristina Camargo, os motoristas Adilson Verri e José Marcos do Amaral, e o enfermeiro Douglas Segantini.
Processo de conquista do SAMU
Para a obtenção desta unidade do SAMU, o município teve de protocolar um Plano de Trabalho junto à Câmara Técnica e colegiado regional. A requisição seguiu para a Comissão Intergestores Bipartite (CIB) junto à Secretaria de Saúde do Estado de São Paulo e, posteriormente, foi encaminhada à Comissão Intergestores Tripartite no Ministério da Saúde.
Por fim, o Ministério contemplou Urupês com o veículo, custeado totalmente pelo Governo Federal. A manutenção do serviço será feita numa parceria do Ministério da Saúde com contrapartida da prefeitura.
O SAMU
Atualmente, o SAMU chega a 170 milhões de pessoas em todo o Brasil. O serviço presta socorro à população nas residências, locais de trabalho e vias públicas com profissionais capacitados em atendimento de urgência de natureza traumática, clínica, pediátrica, obstétricas e psiquiátricas.

Fonte: http://avpgraficaejornal.com.br/layout/index.php/2020/01/14/urupes-conquista-unidade-do-samu-192/