Pets X fogos de artifício

RODRIGO EDUARDO DE BORTOLI | CRMV-SP 14.640
Médico Veterinário

Passam anos e anos e o assunto continua na pauta em todo final de ano, época de festividades, comemorações, e junto com eles vêem o pavor de muitos donos de animais de estimação: os fogos de artifício e a queima de fogos.
O barulho realmente traz danos aos ouvidos e também à saúde dos animais de uma forma geral; animais epiléticos ou com transtornos neurológicos, recém-nascidos, animais convalescentes, debilitados, de mais idade, ou mesmo mais sensíveis em relação à audição, sofrem muito nessas épocas.
Existem algumas dicas que podem colaborar amenizando os transtornos:
1 – Não deixar seu animal sozinho em casa;
2 – Deixar um som ambiente de efeito relaxante;
3 – Manter portas e janelas bem trancadas;
4 – Algodão nos ouvidos; 
5 – Evitar, na medida do possível, locais de muita agitação.
Os transtornos causados pelo excesso de som ou pelo seu volume alto são bastante variáveis, podem ocorrer desde uma simples salivação (sialorreia), agitação, inquietude, mas também, transtornos mais complicados: taquicardia, quadros de pânico, vômitos, diarreias, perda de apetite, agressividade, e em casos mais extremos acidentes tais como: animal de cortar em portas de vidro, se atirar de janelas, quadros convulsivos, etc. O melhor caminho e atitude a serem tomadas é a prevenção.
Tomadas as devidas atitudes, é o momento de confraternização, harmonia, cordialidade em família, junto aos amigos e aos nossos pets queridos, que nos fazem tanto bem e nos trazem tantas alegrias.
Feliz 2020!
Saúde, amor, paz, respeito, carinho, cuidado e dedicação no novo ano!



Fonte: http://avpgraficaejornal.com.br/layout/index.php/2020/01/14/pets-x-fogos-de-artificio/