Volta às aulas!

BRUNA SANTORO MILANI | CRP 06/126178
Psicóloga (PUC-SP)

Em algumas semanas as crianças regressarão às aulas e voltarão à rotina que esta experiência lhes proporciona. Neste momento, todos começam a adotar hábitos e horários, que exigem um esforço tanto para as crianças quanto para os responsáveis.
Para tornar esta fase menos estressante para os pequenos, o ideal é iniciar o processo de adaptação (acordar cedo/dormir cedo) uma semana antes do início das aulas. Além disso, é importante os adultos estarem conversando sobre professores novos, reencontro com amigos, objetivos, alcançar metas, a beleza de sempre aprender e toda a essência que envolve os estudos.
Muitas vezes, o regresso às aulas significa para muitas crianças deveres e obrigações, além disso, é também o período de ansiedade de reencontros, de comprar o material escolar novo, de organizar a mochila e de preparar a lancheira - Nesta fase, é uma ótima chance de ressaltar a participação de todos neste processo, como base de uma educação parental de proximidade.
Além disso, é de extrema importância os pais (ou responsáveis) estarem cientes que são participantes ativos na EDUCAÇÃO parental da criança, de modo que precisam colaborar para o seu desenvolvimento e aproveitamento escolar.

A presença atuante da família na educação escolar da criança é o caminho fortalecedor para o desenvolvimento de sua autoestima, enfrentamento e resolutividade, sem mencionar o tempo de qualidade entre os adultos e as crianças - Lembranças que devem lhes acompanhar pela vida toda!
Segundo a Psicóloga Sofia Andrade (2018) ''Muitos especialistas afirmam que os principais problemas familiares surgem quando não existe em casa um acompanhamento adequado, como o diálogo inexistente e ineficaz. Portanto, é importante todo o apoio e orientação, para que o seu filho se torne desde o primeiro dia de aulas, um aluno bem-sucedido.''
Para finalizar, torna-se fundamental ressaltar que a escola é o ambiente que se adquire conhecimentos, que nos faz aprender assuntos novos, um lugar que nos transmite apoio à reflexão e nos permite evoluir. Neste sentido, é interessante estabelecer o diálogo que promova sempre a importância do que vão aprender, que irão receber instruções e que irão encontrar regras essenciais de convívio.
Lembrando que a criança é o espelho do adulto, abaixo algumas orientações da Sofia Andrade, que enriquecem a noção de responsabilidade no indivíduo:

  • Verificar todos os dias, se o seu filho fez os trabalhos de casa;
  • Organizar as mochilas de véspera e verificar se tudo está em ordem;
  • Organizar os lanches para o dia a seguir;
  • Escolher de véspera a roupa, e responsabilizar o seu filho nessa decisão;
  • Optar por acordar o seu filho sempre à mesma hora, fazendo tudo com calma;
  • Não sair de casa sem tomar o pequeno-almoço, optando por alimentos saudáveis e nutritivos;
  • Cultivar atitudes positivas com o seu filho, treinando o "mindfull", dando abraço bem apertado ou dando uma boa gargalhada antes de saírem de casa (isto contribui para libertar emoções da nossa corrente sanguínea, ativando a serotonina, um neurotransmissor considerado o hormônio do bem-estar e da felicidade).


Fonte: http://avpgraficaejornal.com.br/layout/index.php/2020/01/27/volta-as-aulas/