Perigos do acúmulo de peso nos animais

RODRIGO EDUARDO DE BORTOLI | CRMV-SP 14.640
Médico Veterinário

Assim como nos seres humanos, a obesidade vem tomando grandes proporções entre os animais de estimação, e com o ganho de quilos extras, veem junto as complicações. Isso mesmo, os animais sofrem sérias complicações com o ganho de peso, tanto quanto, ou até mais que entre os seres humanos. Os grandes responsáveis por essa questão são: alimentação inadequada e em grandes quantidades, falta de exercícios, apatia, etc. Muitos proprietários adoram ver seus animais “gordinhos”, “cheinhos’, “fofinhos”, sem se atentarem aos riscos ocasionados a saúde dos mesmos. Os animais por sua vez aderem e adoram (na maior) parte das vezes esses “mimos”, e vão a cada dia ficando mais e mais expostos e em mira de doenças sé-rias, e que por vezes podem se tornar catastróficas na vida deles e outras tantas vezes, podendo ser letais.
Doenças hormonais, muito conhecidas dos seres humanos, começam a fazer parte do dia a dia dos animais, tipo: Diabetes, colesterol, triglicérides, hipotireoidismo, hiperadrenocorticismo, pressão alta, entre tantas outras.
Os cuidados e complicações dessas enfermidades são tão intensos e preocupantes quanto em nós humanos. Com o agravante deles não terem, por vezes, as mesmas condições de diagnóstico e de tratamento, seja por condições financeiras, de acesso, ou mesmo pelo acesso aos medicamentos pra tratamento. Os sinais clínicos podem ser variados e inespecíficos. A menor alteração de comportamento do seu animal, procure o mais rápido possível um Médico Veterinário responsável, de sua confiança, e dê toda assistência necessária.
Quem ama cuida!
Nós cuidamos de quem você ama!
Siga-nos no Instagram: @clinvetibira
Feliz e abençoado 2020 a todos amigos e clientes!



Fonte: http://avpgraficaejornal.com.br/layout/index.php/2020/01/27/perigos-do-acumulo-de-peso-nos-animais/