Coronavírus canino

RODRIGO EDUARDO DE BORTOLI | CRMV-SP 14.640
Médico Veterinário

Mais uma, dentre muitas doenças virais dos canídeos, a Coronavirose, em muito se assemelha no quesito sinais clínicos, às demais doenças de origem viral.
Predominantemente acomete animais sem imunização vacinal, ou com déficit vacinal, ou ainda animais que receberam vacinação de baixa qualidade. Normalmente animais filhotes, ou então jovens, seus principais sintomas são:
1 – Vômito
2 – Diarréia
3 – Desidratação
4 – Fraqueza
5 – Febre, etc.
O nome Coronavirose, tem causado pânico e sinais de alerta em todo mundo, devido ao surto de Doença de mesmo nome, dessa vez acometendo seres humanos, especialmente na China. É importante mencionar aqui, que os cães, em nada tem a ver com esse tipo de vírus, muito menos com sua transmissão. A possível causa desse surto/ epidemia, que tem sido investigado com muita dedicação e cuidado, pode ter vindo da ingestão de carne de cobra, ou de sopa de morcegos, uma vez que o cardápio alimentar dos Chineses é variado e peculiar.
Sabendo dos sintomas em cães e que não se trata do mesmo vírus, portanto, não é contagioso deles pros seres humanos, vamos falar de tratamentos e formas de prevenção.
O tratamento é baseado em uma conduta suporte aos sintomas e principalmente à infecção viral: fluidoterapia, antieméticos, analgésicos, complexos vitamínicos, etc. Tudo isso, vale ressaltar na internação.
A prevenção consiste basicamente, na imunização vacinal de qualidade e com profissionais capacitados, higiene de ambiente, origem dos animais, etc.
O diagnóstico é realizado à princípio pelo exame clínico e uma boa anamnese, e posteriormente, exames de laboratório: hemograma, testes qualitativos/quantitativos, etc.
A vacinação de qualidade sempre é o melhor, mais curto, e seguro caminho quando o assunto é prevenção.
Proteja seu animal, mantenha suas vacinas sempre em ordem.
Amar é cuidar! Quem ama, cuida!!
Nós cuidamos de quem você ama!!

Siga-nos no Instagram: @clinvetibira



Fonte: http://avpgraficaejornal.com.br/layout/index.php/2020/02/10/coronavirus-canino/