O cão nosso de cada dia

RODRIGO EDUARDO DE BORTOLI | CRMV-SP 14.640
Médico Veterinário

Dentre todas os tipos e espécies de animais de companhia, o cão é mais comum de todos. De diversas raças (ou a mistura de diversas raças, portes, temperamentos, cores, pelagens, personalidades, etc. Sem dúvida alguma eles são os grandes companheiros/amigos/cuidadores/ confidentes, da maioria dos seres humanos.
Os cães tem sido ao longo dos anos, cada dia mais ''domesticados'', mimados e acolhidos como membros das famílias; sejam elas: compostas/completas (com pais, filhos, netos, etc.); famílias simples (marido, mulher) casal; ou família ''única'' (pessoa, cão).
A verdade é que eles desde sempre caíram no gosto e na sensação de carinho, afeto, cuidado e bem-estar que causam aos seus cuidadores, proprietários, irmãos, filhos, pais, etc.
Desde os micro, miniaturas, médios, stands, grandes até os gigantes, o que não lhes faltam são adeptos e admiradores/apaixonados, por cada particularidade de cada animal, seja na sua:
1- Raça;
2- Porte;
3- Temperamento;
4- Comportamento;
5- Vigor físico;
6- Pelagem; etc.
Cada qual com seus trejeitos, brincadeiras, manias e métodos de conviver e agradecer ao seu dono pela vida.
Uma diferença nítida e gigantesca de anos atrás para os dias atuais, são as finalidades que os cães foram e são criados, há alguns anos, já havia obviamente os cães de companhia, os de guarda, os de trabalho, etc. Hoje porém, os cães que fazem parte de terapias, tratamentos psicológicos em humanos, os cães guias, os cães farejadores têm criado uma importância sem precedentes nas nossas vidas, enfim, seja qual for seu cão preferido, eles estão ai, para nos alegrar, proteger, tratar, fazer companhia, curar e nos mostrar por inúmeras vezes o quanto podemos aprender e evoluir com a presença deles.
Temos muito a agradecer por ter o privilégio de tê-los conosco!
Siga-nos no Instagram: @clinvetibira

Obs: Amigos leitores, próxima matéria será sobre os felinos (aguardem)!!

Fonte: http://avpgraficaejornal.com.br/layout/index.php/2020/03/09/o-cao-nosso-de-cada-dia/