Ibirá terá ‘ala de campanha’ para atendimento exclusivo aos possíveis casos de coronavírus (Covid-19

Todas as unidades de saúde do município já estão funcionando com sistema de sala de isolamento

O município de Ibirá trabalha no enfrentamento ao novo coronavírus (Covid-19) desde a semana de 09 de março, com treinamento da equipe de profissionais da Secretaria de Saúde.
Mesmo sem nenhum caso suspeito da doença (atualizado no dia 18 de março), o departamento se prepara para oferecer atendimento a todos os possíveis pacientes.
Para isso, uma 'ala de campanha' será disponibilizada, com estrutura que permite o atendimento adequado, com controle de contágio.
O novo local funcionará no anexo da Santa Casa, no centro, e atenderá somente pacientes que se enquadrem nos quadros de risco, ou seja, sintomas de gripe, febre superior a 38 graus e falta de ar.
Além disso, todas as unidades de saúde possuem salas de isolamento, já em funcionamento.
De acordo com informações da secretária da Saúde, Eruska Bueno, todos os pacientes que chegarem às unidades com quadro típico, receberão máscara de proteção e serão encaminhados a essas salas especiais, para o atendimento médico, com aferição dos sinais vitais e diagnóstico.
As unidades, incluindo a Santa Casa, adotaram um sistema de controle para o acesso, com impedimento de acompanhante de paciente - para evitar o contágio - salvo em casos prioritários.
As instituições estão habilitadas a realizarem exames clínico-epidemiológicos ou encaminhar os pacientes considerados graves para o Hospital de Base de Rio Preto, para exames específicos do vírus.
Os demais pacientes - não considerados graves - serão suspensos em quarentena, ou seja, com isolamento em casa, acompanhado por avaliação diária feita pela equipe da Vigilância Epidemiológica, através de contato telefônico ou visita domiciliar, quando necessário.
Todas as medidas fazem parte do plano de contingência estabelecido pelo município, de acordo com orientações dos órgãos governa-mentais.
O prefeito Edvard Colombo lamentou a situação de pandemia e afirmou que as ações têm sido tomadas para o controle da saúde pública. "Nós estamos seguindo todas as recomendações para controlar ao máximo a rápida disseminação do vírus. Somos um município de referência em qualidade de vida, temos que trabalhar ainda mais duro para darmos o exemplo", destacou.
Decreto
O prefeito assinou um decreto de número 3.585, que dispõe algumas diretrizes de controle à pandemia - mais informações podem ser obtidas pelo site e demais redes sociais da Prefeitura.
O documento estabelece, por exemplo, a interrupção de serviços como o CCI, CRAS, Projeto Guri, além das aulas em escolas municipais.
As orientações seguem no sentido de que a população evite frequentar locais com aglomeração de pessoas, inclusive unidades de saúde – salvo em casos de urgência e emergência.
A expectativa da Organização Mundial de Saúde (OMS) é que o 'pico dramático' da pandemia no Brasil ocorra entre abril e maio, portanto, a tamanha importância do controle da disseminação do vírus.
O Departamento de Comunicação da Prefeitura está trabalhando em tempo real, para divulgar informações corretas e de qualidade a todos.

Fonte: http://avpgraficaejornal.com.br/layout/index.php/2020/03/19/ibira-tera-ala-de-campanha-para-atendimento-exclusivo-aos-possiveis-casos-de-coronavirus-covid-19/