Notícias

Ministério da Saúde antecipa Campanha de Vacinação contra Gripe e campanha em Irapuã terá início em

A Diretoria Municipal de Saúde, comunica a toda população Irapuanense, que por determinação do Ministério da Saúde, a Campanha de Vacinação contra Gripe foi antecipada. As doses serão aplicadas na Unidade Básica de Saúde “Mário Evaristo Tadei”, no PSF e nas residências, a partir do dia 23 de março.

  • Primeiro, serão vacinados os idosos e os trabalhadores de saúde, que atuam na linha de frente do atendimento à população. A decisão da pasta é mais uma medida de proteção a esses públicos, em especial aos idosos, já que a vacina é uma proteção aos quadros de doenças respiratórias mais comuns, que dependendo da gravidade pode levar a óbito.
  • Outra preocupação é evitar que as pessoas acima de 60 anos, público mais vulnerável ao coronavírus, precise fazer deslocamentos no período esperado de provável circulação do vírus, no país, assim as doses também serão aplicadas nas residências.
  • A priorização dos idosos nessa primeira etapa, mesmo diante da não eficácia da vacina de Influenza contra o coronavírus, é uma forma de auxiliar os profissionais de saúde a descartarem as influenzas na triagem e acelerarem o diagnóstico para a Covid 19. Além disso, a pasta considera os estudos e dados que apontam que casos mais graves de infecção por coronavírus têm sido registrados em pessoas acima de 60 anos.
  • Do ponto de vista epidemiológico, as crianças são consideradas multiplicadoras de vírus respiratórios e, por isso, o PNI distanciou um público do outro. Serão duas semanas de intervalo entre uma fase e outra. Na segunda fase da campanha, que começa dia 16 de abril, entram os professores, profissionais das forças de segurança e salvamento, além dos doentes crônicos.
  • A partir de 9 de maio, Dia D de vacinação, serão vacinadas as crianças de seis meses a menores de seis anos (5 anos, 11 meses e 29 dias), pessoas com mais de 55 anos, gestantes, mães no pós-parto (até 45 dias após o parto), população indígena e portadores de condições especiais. A campanha seguirá até o dia 23 de maio.
  •  Importante lembrá-los que essa vacina é contra gripe e não contra o Coronavírus.
  •  É preciso que todos essas pessoas tenham acesso à informação para evitar filas nos postos de saúde. O desafio é realizar a campanha com segurança e evitar aglomerações.
  • Para evitarmos aglomeração devido a epidemia do Coronavírus pedimos a todos que respeitem o calendário do Ministério da Saúde, indo até a Unidade os grupos nas datas descritas no calendário.
    A campanha de vacinação contra gripe (Influenza) acontecia na segunda quinzena de abril, mas será realizada com antecedência, pelo momento que o mundo passa no combate ao coronavírus e em virtude da sequência de confirmação de casos no país. A antecipação foi possível por meio de esforço conjunto do Ministério da Saúde, do Instituto Butantan, produtor da vacina, e da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) diante da situação de Emergência Internacional de Saúde Pública pelo coronavírus.
    Ao anunciar as medidas, o Ministro da Saúde, Luiz Henrique Mandetta, destacou que as influenzas A e B são mais comuns que o Coronavírus, e a Campanha Nacional de Vacinação contra a gripe diminui a situação endêmica dos vírus respiratórios no país, por isso é tão importante que as pessoas que fazem parte do público-alvo da campanha procurem Unidade de Saúde.


Fonte: http://avpgraficaejornal.com.br/layout/index.php/2020/03/19/ministerio-da-saude-antecipa-campanha-de-vacinacao-contra-gripe-e-campanha-em-irapua-tera-inicio-em-23-de-marco/