Ação rápida: Prefeitura de Ibirá e Secretaria Municipal da Educação organizam aulas à distância

Município incentiva professores a exercerem a criatividade na condução das aulas, com orientações do SEFE-OPET

A Prefeitura de Ibirá, em parceria com a Secretaria Municipal de Educação, agiram rapidamente para que a pandemia do coronavírus não tivesse impactos negativos no sistema educacional local.
As equipes se mobilizaram e fizeram a organização das aulas, que estão sendo realizadas através do sistema à distância, conforme determinação do Governo do Estado de São Paulo, como medida de controle da disseminação do vírus.
As aulas presenciais foram suspensas gradativamente, mas o calendário letivo segue em desenvolvimento, agora com a nova metodologia e os profissionais não têm medido esforços para essa condução, mediante a muita criatividade.
O sistema adotado para a transmissão do conteúdo em Ibirá foi o WhatsApp, escolhido através de pesquisa com os alunos, pais ou responsáveis.
Tanto na educação infantil, quanto no ensino fundamental e EJA (Educação de Jovens e Adultos) as aulas são apresentadas através de grupos de WhatsApp e também pelo Google Sala de Aula, com orientações e sugestões de atividades do sistema SEFE-OPET.
Na educação infantil (berçário, maternal e jardim) e PEB 1 os pais ou responsáveis ficam encarregados de receber e desenvolver as atividades junto aos alunos.
Já a partir do PEB 2 (ensino fundamental - anos iniciais, do primeiro ao quinto ano), assim como EJA, os próprios alunos recebem o conteúdo.

Como fica?
Segundo informações da Secretaria Municipal de Educação de Ibirá, todas as atividades feitas durante o período à distância serão entregues no retorno das aulas presenciais.
A entrega das apostilas, com novo material sugerido, foi organizada pela equipe local, atendendo, inclusive, moradores da zona rural. "Todos estão tendo acesso ao material apostilado, que é o principal suporte no momento", declarou o setor.
Outra questão trazida pela crise do coronavírus foi a reinvenção dos profissionais da educação, que agora exercem a sua criatividade de acordo com as suas aptidões, uns com gravações de vídeo, outros de áudio, etc. "Essa situação 'deu um baque' em todos nós, porque não esperávamos vivenciar um momento crítico desse, pois viemos desde outubro do ano anterior preparando o ano letivo de 2020. Mas em Ibirá fomos muito ágeis para resolver o problema, em conjunto com os pais. Desde o primeiro dia de aula proposta, foram só surpresas e positivas", finaliza a Secretaria.

Fonte: http://avpgraficaejornal.com.br/layout/index.php/2020/04/02/acao-rapida-prefeitura-de-ibira-e-secretaria-municipal-da-educacao-organizam-aulas-a-distancia/