Prefeitura de Irapuã intensifica ações de prevenção contra o mosquito da Dengue

A Prefeitura de Irapuã, juntamente com a Diretoria Municipal de Saúde e Vigilância em Saúde, deu início no último dia 8, à intensificação das ações de prevenção contra o mosquito da Dengue, iniciando a dedetização das residências e comércios da nossa cidade, além de orientação e conscientização da população.
O Aedes aegypti é um mosquito doméstico. Ele vive dentro de casa e perto do homem. Com hábitos diurnos, o mosquito se alimenta de sangue humano, sobretudo ao amanhecer e ao entardecer. A reprodução acontece em água limpa e parada, a partir da postura de ovos pelas fêmeas. Os ovos são colocados e distribuídos por diversos criadouros.
Em menos de 15 minutos é possível fazer uma varredura em casa e acabar com os recipientes com água parada - ambiente propício para procriação do Aedes aegypti. Veja as principais orientações:

Cuidados dentro das casas

• Tampe os tonéis e caixas d'água
  • Mantenha as calhas sempre limpas
  • Deixe garrafas sempre viradas com a boca para baixo
  • Mantenha lixeiras bem tampadas
  • Deixe ralos limpos e com aplicação de tela
  • Limpe semanalmente ou preencha pratos de vasos de plantas com areia
  • Limpe com escova ou bucha os potes de água para animais
  • Retire água acumulada na área de serviço, atrás da máquina de lavar roupa

Área externa das casas

• Cubra e realize manutenção periódica de áreas de piscinas e de hidromassagem