Secretaria de Saúde adianta terceira etapa da campanha de vacinação em Urupês

Nos primeiros dias de maio, uma intensa frente fria começou a avançar sobre o Brasil e deve trazer consideráveis quedas de temperaturas ainda nesta semana, de acordo com informações meteorológicas do Climatempo. Visando diminuir a quantidade de pessoas com gripe no inverno, a Secretaria de Saúde de Urupês está antecipando a terceira etapa da Campanha de Vacinação Contra Influenza, que estava marcada para acontecer apenas no próximo final de semana.

Nesta semana, de 4 a 7 de maio, serão vacinadas crianças de 6 meses a menores de 3 anos. Nas visitas domiciliares de rotina, os Agentes Comunitários de Saúde de cada região já pré-agendaram os horários em que os pais deverão levar seus filhos. As vacinações acontecem nas unidades de saúde de cada bairro, conforme a relação abaixo:

  • 04/05 (segunda-feira) - Distrito de São João de Itaguaçu;
  • 05/05 (terça-feira) - Bairros Mundo Novo e vizinhos;
  • 06/05 (quarta-feira) - Bairros Boa Vista e vizinhos; e
  • 07/05 (quinta-feira) - Bairros Manoel Carreira, Pestana e Vizinhos.

Na semana que vem (de 11 a 15 de maio), quem recebe a vacina, nos bairros, são os idosos acima de 60 anos, crianças de 3 anos a menores de 6 anos, gestantes, mães no pós-parto, professores, policiais, portadores de doença crônica e profissionais de saúde. Neste caso, não haverá horário pré-agendado; as pessoas que fazem parte do público-alvo poderão comparecer às Unidades de Saúde de seus bairros entre as 8h e as 16h para receberem a imunização.

Vacinação no Centro

A vacinação no Centro e nos bairros adjacentes será diferenciada. Todo o público-alvo desta região receberá as doses apenas na próxima semana (entre de 11 a 15 de maio). Neste caso, poderão se vacinar idosos acima de 60 anos, crianças de 6 meses a menores de 6 anos, gestantes, mães no pós-parto, professores, policiais, portadores de doença crônica e profissionais de saúde que pertençam a essa região da cidade. Não haverá horário pré-agendado e as pessoas poderão procurar a unidade para se imunizarem entre as 8h as 16h.

"Já me vacinei recentemente. Devo me vacinar novamente?"

Em Urupês, terceira etapa continuará vacinando integrantes dos públicos da primeira e segunda fase que não se imunizaram no período correto, além de incluir o público já previsto para nesta terceira etapa.

Portanto, pessoas que já foram vacinadas contra a gripe a partir do dia 23 de março, não precisam comparecer nesta terceira fase, pois já estão protegidas contra a Influenza.

Batendo recordes de vacinação

A Vigilância Epidemiológica de Urupês divulgou, nesta segunda-feira (4), os resultados parciais da vacinação em Urupês para idosos e profissionais da saúde - público da primeira fase da campanha - com dados cruzados do Ministério da Saúde.

Até agora, Urupês já vacinou 133% da meta estabelecida para profissionais de saúde e 103% da meta para idosos. Isso significa que, do número estipulado pelo Ministério de profissionais de saúde e idosos de Urupês que deveriam se vacinar, o município atingiu a meta e já a superou em 3% e 33%, respectivamente.



Fonte: http://avpgraficaejornal.com.br/layout/index.php/2020/05/04/secretaria-de-saude-adianta-terceira-etapa-da-campanha-de-vacinacao-em-urupes/