Um abraço diz mais do que as palavras

MONIQUE GISELE GASQUI | CRP 108849/06
Pós graduada em Psicologia Clínica: Terapia Cognitivo Comportamental | Pós graduada em Psicologia da Saúde/Hospitalar

Caro leitor, em meio a esta pandemia, escreverei sobre algo tão simples, mas tão complexo que hoje nos faz uma falta gigante: O ABRAÇO. Vivemos um período difícil, mas muito reflexivo sobre a importância do contato do outro, do beijo, do abraço, do toque, e é tão bom, não é? Pois bem! Não estou falando apenas de um simples abraço, mas sabe aquele abraço apertado, sincero e cheio de afeto entre duas pessoas que se amam? Então, além da sensação gostosa de bem-estar que ela ele traz, há muitos benefícios que melhoram a saúde física e mental das pessoas que se abraçam que descreverei ao longo do artigo. Quer saber os benefícios? Continue lendo.

Gilberto Gil, escreveu uma música chamada "Aquele Abraço" lembram? "Pra você que me esqueceu - aquele abraço! / Todo o povo brasileiro - aquele abraço". O poder do abraço é inigualável para quem está triste e precisa de apoio, para demonstrar o que se sente ou ainda para quem sofreu uma perda. Este abraço é segundos enlaçados com outro ser humano, uma atividade que aumenta a temperatura, tranquiliza os batimentos cardíacos, a respiração e nos faz sentir amados e curados.
Estou dizendo que abraçar é uma das melhores terapias que tem, é medicinal e acalma caro leitores! Eu li várias pesquisas que demonstram que abraçar e rir é extremamente efetivo para ajudar na cura de doenças como: pressão arterial, solidão, dor, depressão, ansiedade e até nossa memória. Transmite proteção, tranquilidade e afasta o estresse.
Já somos abraçados pelo calor humano desde que nascemos e isso é sobrevivência, sem isto não sobreviveríamos, por mais que sejamos alimentados e recebamos medicamentos: precisamos de afeto e de abraços diários. É necessário para nos sentirmos melhores conosco próprios e com o ambiente á nossa volta.
Podemos então abraçar todo mundo? Todos estes benefícios virão se abraçamos alguém de quem gostamos e em quem confiamos, e os efeitos maléficos quando o abraço vier de uma pessoa não tão agradável, segundo um estudo da Universidade de Viena. Pois, quando abraçamos alguém que não gostamos, nosso corpo libera cortisol, o hormônio do estresse, assim fala o neurofisiologista Jurgen, e interpretamos que está ocorrendo uma violação do nosso espaço pessoal, e nos sentimos ameaçados. Isto que é o poder do abraço:
1) Construir uma relação de confiança e uma sensação de segurança;
2) Aumentar, os níveis de oxitocina, que curam sentimentos de solidão, raiva e isolamento;
3) Elevar os níveis de serotonina, elevando o humor e gerando felicidade.
4) Fortalecer o sistema imunológico. Ele eleva a carga emocional, estimula a glândula timo, que regula o corpo na produção de glóbulos brancos, quem o mantem saudável;
5) Aumentar a autoestima;
6) Relaxar os músculos e liberar a tensão no corpo;
7) Equilibrar o sistema nervoso;
8) Ensinar a dar e a receber, porque o valor de igualdade é gerado ao recebermos calor, porque o amor flui nos dois sentidos;
9) Gerar um resultado parecido ao das risadas e da meditação, assim, o abraço tem o poder de tirar você dos pensamentos cotidianos, fazendo com que se concentre na própria respiração e nas batidas do coração.
10) Encorajar a empatia e ao entendimento.
Depois de tudo o que foi falado sobre o abraço, será que na sociedade atual em que vivemos as demonstrações de carinho são bem vistas? Foi necessário um vírus aparecer para enxergarmos a importância de um abraço? Triste né? Porque ter sentimentos tão nobres como um abraço e fazer com que o outro sinta é tão bonito!
E quem não quer sentir o abraço? Ou formaram uma espécie de escudo que não lhes permitem expressar seus sentimentos? Ou manter um contato físico com alguém? Pode levar algum tempo, mas é possível desenvolver, começando com uma carícia ou um contato suave até chegar a um abraço intenso e prolongado.
Não precisar se assustar, com o tempo você aprende a ser mais afetuoso, porque o abraço é perfeito para nos curar de qualquer mal, é um remédio natural, de graça e sem contraindicações para controlar a ansiedade.
Lembra disso: um beijo, um toque ou um abraço pode dizer mais do que palavras e que a gente possa se abraçar logo novamente.
Se cuidem e beijos no coração de todos!

Fonte: http://avpgraficaejornal.com.br/layout/index.php/2020/05/07/um-abraco-diz-mais-do-que-as-palavras/