Adoção Pet

RODRIGO EDUARDO DE BORTOLI | CRMV-SP 14.640
Médico Veterinário

Esse tema tem muita importância, seja no âmbito profissional, pessoal, animal, sentimental, etc.
O termo adoção, no sentido próprio da palavra, significa adotar, ter pra si, cuidar, amar, proteger. Temos ouvido muito outro termo mais recente, que só vem fortalecer ainda mais essa ligação entre adotante e adotado, Adoção responsável. Assim como nos seres humanos, a adoção de animais é de muita importância e de igual responsabilidade. Como dito anteriormente, a adoção, envolve carinho, afeto, a-feição, compartilhamento, comprometimento, doação de ambas as partes, em especial do adotante. No nosso caso os futuros donos/ proprietários/tutores. Normalmente os animais à espera de adoção, são sensíveis, carentes, assustados e por vezes um pouco desconfiados, necessitando assim ainda mais de nossa compreensão, carinho, estima, afeto e compaixão.
O ato de adotar é uma benção, e feito com o coração, de um sentimento ímpar e incomparável.
Os animais adotados, são sempre imensamente gratos aos seus adotantes. Apesar de eles não pronunciarem nossas palavras, idiomas, demonstram toda gratidão e reconhecimento através dos seus gestos e comportamento.
Para se ter uma ideia, existem relatos de animais que se recuperam mais rápido de determinadas afecções, assim que se sentem amados, protegidos, amparados, quando adotados. Na mesma linha de raciocínio de nós seres humanos, quem é que não gosta, identifica e sente bem quando bem acolhido, amado e protegido.
Exercitemos essa habilidade, existem muitos animais por aí largados à própria sorte, abandonados e por muitas vezes mal tratados e esculhambados por alguns “seres humanos”.
O ato de adotar é sim um ato de amor. Faz bem pra nós e muito mais para eles. E faz ainda mais bem ao nosso espírito, nossa alma. Nos dignifica e nos faz maiores e melhores.

Siga-nos no Instagram: clinvetibira
Deixe lá sua pergunta ou sua dúvida!



Fonte: http://avpgraficaejornal.com.br/layout/index.php/2020/05/07/adocao-pet/