Esquadrão da Dengue: equipe da Sucen de Rio Preto realiza força-tarefa em Ibirá

Ações são intensificadas no município, com reforço da equipe da Superintendência de Controle de Endemias

As ações de combate à Dengue voltaram a ser intensificadas em Ibirá, agora com reforço da equipe da Superintendência de Controle de Endemias - Sucen de Rio Preto.
Uma força-tarefa teve início no dia 11 de maio e foi desenvolvida durante toda a semana, com a participação dos agentes da Sucen e dos profissionais locais, ligados à Vigilância Epidemiológica.
Através das reuniões da Sala de Situação da Dengue, a equipe municipal mapeou os pontos vulneráveis, que necessitam da aplicação de veneno, por meio de pulverização.
Com isso, os agentes realizam o BCC (Bloqueio de Controle de Criadouros) nos nove quarteirões ao redor da casa identificada com o morador classificado como suspeito ou portador da doença. "Nas inspeções, nós marcamos todos os pontos críticos e iniciamos uma ação rápida de combate, com a pulverização", explica o departamento municipal.
Novo veneno
Ibirá está aplicando um novo inseticida para matar o Aedes aegypti, mosquito transmissor da dengue, zika e chikungunya.
Segundo estudos dos órgãos competentes, o inseto já havia adquirido resistência contra o antigo produto.
O cielo - nome do novo veneno - é considerado mais eficaz e todos os profissionais locais do município passaram por treinamento para a sua aplicação.



Fonte: http://avpgraficaejornal.com.br/layout/index.php/2020/05/14/esquadrao-da-dengue-equipe-da-sucen-de-rio-preto-realiza-forca-tarefa-em-ibira/