Idosos do ILPI recebem leite enriquecido do Vivaleite durante o período de pandemia

Medida visa fortalecer a saúde dos idosos, que fazem parte do principal grupo de risco do Covid-19

A Secretaria de Desenvolvimento Social do Estado de São Paulo passou a oferecer leite enriquecido para os idosos da Instituição de Longa Permanência do Idoso (ILPI) - Asilo São Vicente de Paulo, de Ibirá.
Cada idoso recebe 15 litros de leite por mês, como complemento nutricional.
A iniciativa é uma parceria entre a Prefeitura Municipal de Ibirá e a Secretaria de Desenvolvimento Social do Estado de São Paulo, através do programa Vivaleite.
As entregas tiveram início no dia 06 de abril de 2020 e devem se estender até o dia 06 de junho, com possibilidade de prorrogação.
O município conseguiu o benefício através de análise do Governo do Estado, de acordo com os bons índices da Secretaria de Desenvolvimento e Assistência Social de Ibirá no sistema da ILPI.
Os idosos recebem o leite no próprio asilo e as demais crianças beneficiárias (cerca de 300) são cadastradas diretamente no CRAS.
Enriquecido
O leite é proveniente de laticínio conveniado pelo Estado para a ILPI e o benefício é concedido através do sistema PMAS - Plano Municipal de Assistência Social, desenvolvido pela Secretaria do Estado, em conjunto com a prefeitura.
De acordo com informações do programa Vivaleite, o produto é enriquecido com suplementos vitamínicos e busca fortalecer a saúde dos idosos, que fazem parte do principal grupo de risco de infecção do novo coronavírus.

Vivaleite

Maior projeto estadual de distribuição gratuita de leite pasteurizado do Brasil, com teor de gordura mínimo e alto valor nutricional.
Criado pelo Governo do Estado de São Paulo, em 1999, o Vivaleite é o maior programa de distribuição gratuita de leite pasteurizado do Brasil.
Presente em todo os 645 municípios Estado, o Programa é responsável pela distribuição de mais de 70 milhões de litros de leite, enriquecidos com Ferro e Vitaminas A e D, o qual beneficia pessoas em estado de vulnerabilidade, priorizando as famílias com renda mensal de até 1/4 do salário mínimo per capita.
Seu público-alvo são crianças, de 06 meses a 05 anos e 11 meses, e idosos acima de 60 anos.
No total são cerca de 331 mil beneficiários em todo o Estado.

Fonte: Governo do Estado de São Paulo

Fonte: http://avpgraficaejornal.com.br/layout/index.php/2020/05/28/idosos-do-ilpi-recebem-leite-enriquecido-do-vivaleite-durante-o-periodo-de-pandemia/