Bolas de pelos em trato digestivo de felinos

RODRIGO EDUARDO DE BORTOLI | CRMV-SP 14.640
Médico Veterinário

Os felinos, em especial os de pelos médios a longos, sofrem de uma maneira mais constante dessa enfermidade.
As bolas de pelos no aparelho digestivo dos felinos, são oriundas da lambedura excessiva desses animais, principalmente na época de troca de pelos, que pode ocorrer 2 vezes por ano e podem durar até 2 meses cada troca.
Os animais acabam ingerindo boa quantidade desses pelos, devido
as condições anatômicas de suas 
línguas, que possuem micro asperezas, que facilitam a captação dos pelos ou de algum material que possa estar aderido ao pelame do animal.
O movimento de lambedura dos felinos, pode estar relacionado ao simples fato de higienização de sua pelagem, como também ser uma manifestação de dor ou incômodo em determinada área do seu corpo.
Esses pelos ingeridos, à princípio se alojam no estômago dos gatos, formando massas “bolas” de pelos, que por muitas vezes são expelidos através de vômitos.
Porém, em alguns casos, esses pelos migram pra porções intestinais, misturando-se às fezes, criando uma massa ainda maior e comprometendo todo trânsito intestinal do animal, levando em alguns casos à perda total de peristaltismo (movimentação) do intestino, causando constipação e fecaloma, tendo portanto que o paciente ser submetido à um procedimento cirúrgico para remoção.
A boa notícia é que existem formas de prevenção e de tratamento clínico, tais como rações específicas para a não formação dessas bolas ou até mesmo para facilitar o animal expelir as mesmas.
Observe sempre os movimentos e atitudes de seu animal de estimação, eles demonstram muitas coisas através disso, e isso pode salvar a vida eles ou evitar muito sofrimento.

Siga-nos no Instagram: clinvetibira



Fonte: http://avpgraficaejornal.com.br/layout/index.php/2020/06/04/bolas-de-pelos-em-trato-digestivo-de-felinos/