Prefeitura de Ibirá recebe segundo lote de testes rápidos para detecção do coronavírus

Município foi contemplado com mais 200 testes que foram disponibilizados pelo Ministério da Saúde

Ibirá acaba de ser contemplado com mais 200 testes rápidos para a detecção do Covid-19, o novo coronavírus.
Essa é a segunda vez que o município recebe os exames, que deverão ser aplicados em pacientes suspeitos, a partir do 10º dia de sintoma.
A aplicação dos testes servirá como um dos indicadores do controle da pandemia no munícipio, que a-tualmente registra bons índices, como 100% de cura dos pacientes e ausência de transmissão comu-nitária.
De acordo com informações da Secretaria Municipal de Saúde, os exames também serão um termômetro para a nova etapa que consiste na retomada parcial de algumas atividades comerciais, previstas pelo último decreto municipal. "Os resultados obtidos com os testes nos mostrarão se poderemos seguir com as medidas de relaxamento ou não, já que o objetivo principal da saúde é a preservação da vida", informou o órgão.
Na primeira etapa de liberação dos testes, um total de 140, eles eram destinados exclusivamente para alguns grupos prioritários. Na ocasião, por determinação do Ministério da Saúde, os exames seriam aplicados a alguns profissionais da saúde, idosos institucionalizados e policiais que apresentarem sintomas (após oitavo dia), entre outros.

Sistema possui 99% de especificidade
O sistema de testagem rápida apresenta resultado em 15 minutos e possui índice de 86% de sensibilidade e 99% de especificidade, através da metodologia de anticorpos.
Segundo informações da Anvisa, o teste rápido de anticorpos para o novo coronavírus (Sars-CoV-2) pode ser usado como apoio para a avaliação do estado imunológico de pacientes que apresentem sintomas da Covid-19.
Basicamente, esse tipo de exame aponta se a pessoa teve ou não contato com o vírus. Quando uma pessoa entra em contato com o vírus, o organismo inicia a produção de anticorpos como um mecanismo de defesa. No entanto, é preciso aguardar alguns dias até que a quantidade desses anticorpos seja detectável em um teste (janela imunológica).
Estudos científicos têm demonstrado que, a partir do sétimo dia de sintomas de uma pessoa com Covid-19, é possível detectar anticorpos em testes rápidos, sendo que em grande parte dos produtos registrados na Anvisa os resultados mais robustos foram obtidos a partir do décimo dia. Portanto, é preciso estar atento às instruções de uso dos testes.
Fonte: Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa)

Fonte: http://avpgraficaejornal.com.br/layout/index.php/2020/06/04/prefeitura-de-ibira-recebe-segundo-lote-de-testes-rapidos-para-deteccao-do-coronavirus/