Cleyton Barbosa entra com pedido judicial e consegue medicamento através de liminar

Medicamento de alto custo é novo no mercado e não estava disponível pelo Sistema Único de Saúde

O paciente Cleyton Barbosa, de 29 anos, que trava uma batalha contra a esclerose múltipla, acaba de conquistar na justiça o medicamento para o tratamento da doença.
O remédio de alto custo não estava disponível no Sistema Único de Saúde (SUS) e então Cleyton deu início a uma grande mobilização em Ibirá e região para angariar fundos e não interromper o tratamento.
Através do pedido judicial, assinado pela advogada Gessica Siaticosqui, ele conseguiu a liberação do Ocrevus - ocrelizumabe.
O medicamento é referência para o combate da esclerose múltipla, sendo um dos mais renomados do mercado e foi prescrito pelo neurologista Waldir Antonio Tognola.
O custo médio anual para o tratamento é de R$ 140 mil.
Mobilização
Antes da liberação do remédio, o paciente contou com a ajuda de diferentes frentes e da sociedade em geral para a arrecadação de dinheiro para a manutenção do tratamento, já que alguns gastos não são cobertos pelo sistema público e nem pelo plano de saúde. "Eu nunca imaginava receber tanto apoio na minha vida. Mesmo lutando contra uma doença difícil, ter essa motivação de quem abraçou a minha causa fez toda a diferença", disse Cleyton.
Intermédio
Cleyton, que é aposentado por invalidez - devido ao seu quadro clínico de agravamento da doença - não tinha condições de arcar com a compra do medicamento e então procurou a justiça.
Em uma petição inicial, o juiz deferiu o pedido de fornecimento do remédio, sob tutela de urgência e condenou a Secretaria de Saúde do Estado de São Paulo a fornecê-lo.
De acordo com informações da advogada, por intermédio da Secretaria Municipal de Saúde de Ibirá, o paciente conseguiu a liberação antes do prazo da determinação judicial.



Fonte: http://avpgraficaejornal.com.br/layout/index.php/2020/06/11/cleyton-barbosa-entra-com-pedido-judicial-e-consegue-medicamento-atraves-de-liminar/