Tártaro nos animais domésticos

RODRIGO EDUARDO DE BORTOLI | CRMV-SP 14.640
Médico Veterinário

Dentre as doenças periodontais dos animais, em especial, os domésticos o tártaro é sem dúvidas a principal.
Esse tipo de afecção acomete todas as espécies, e não seria diferente com os caninos e felinos. De grande importância para a saúde e bem estar de nossos animais é a identificação desse processo, quanto ao surgimento e classificação de estágio/com-prometimento, tanto de cavidade oral (gengivas, bochechas, dentes, língua, pálatos e garganta), quanto da saúde física em geral, principalmente de estômago, fígado, coração e rins.
Exatamente isso, o tártaro pode lesar todos esses órgãos e por vezes com quadros irreversíveis que podem levar o animal à óbito em decorrência de complicações causadas por ele.
A formação do tártaro, assim como nos seres humanos, se dá pelos maus hábitos de higiene bucal e/ou alimentar. Inicia-se com a formação de placas bacterianas aderidas ao esmalte dentário, que vão se sobrepondo, umas às outras criando uma camada cada vez mais densa e grosseira, que vai se espalhando ao longo dos dentes e em direção à gengiva, causando nela um processo inflamatório, que acaba por evoluir para uma infecção e retração da mesma, causando enfraquecimento da gengiva, amolecimento e queda dos mesmos.
A placa bacteriana, fica em contato íntimo com a corrente sanguínea da gengiva, que passam a “transporta-las” para todo organismo, causando lesões nos mais variados órgãos. Além disso o animal fica engolindo essas mesmas bactérias o dia todo, todos os dias, o que potencializa o poder de infecção e generalização da mesma.

Um diagnóstico precoce, preciso e um tratamento periodontal completo e correto, são muito importantes, não somente para a saúde e manutenção da dentição, como principalmente da saúde corporal como um todo.
Tratamento periodontal completo e correto significa: 

  • Avaliação precisa da doença quanto ao estágio;
  • Avaliação do paciente completa;
  • Exames físicos;
  • Exames laboratoriais;
  • Alguns casos exames de imagem (raios x)
    Existiam há alguns anos atrás a “raspagem” de tártaro, que nos dias atuais é considerada arcaica e classificada como imperícia por parte do profissional, pois agride o dente como um todo e também gengiva.
    O procedimento atual consiste na remoção do tártaro através de aparelhos específicos, com o animal devidamente anestesiado e monitorado durante todo o procedimento.
    Prezem sempre pela saúde e bem estar de seus animais, façam sempre a melhor escolha.
    Procurem sempre um profissional capacitado e de estabelecimento confiável. Assim você e seus companheiros estarão sempre bem amparados, protegidos e assistidos.

Siga- nos no Instagram: clinvetibira

Dúvidas, informações e Consultas: 17- 3551-1581/ 17- 3552-2296



Fonte: http://avpgraficaejornal.com.br/layout/index.php/2020/07/02/tartaro-nos-animais-domesticos/