Hipnose: o real significado dessa técnica que hoje vem transformando vidas e opiniões

RODRIGO ZANÃO PIRES DA MONÇÃO | CRP 06/83.668
Psicólogo / Parapsicólogo / Hipnoterapeuta / Hipnose Clínica

Vivemos em uma sociedade de imediatismo e consumismo, onde as pessoas buscam multiplicar e ter cada vez mais bens materiais, com isso o ser humano se perdeu em meio a doenças psicossomáticas, transtornos, ansiedade, depressão e outros distúrbios.
Uma nova técnica vem ganhando espaço nas mídias, um diferencial para o tratamento emocional e sua dificuldade. Uma ferramenta que vem sendo aprimorada e reconhecida com o decorrer do tempo, a hipnose, e a cada dia comprova a eficácia do tratamento com a hipnoterapia ou hipnose clínica, sendo assim utilizada para trata distúrbios psicológicos, amenizando doenças psicossomáticas e físicas.
A hipnose nada mais é um estado natural de nossa mente, onde passamos várias vezes no dia, trata-se de assumir o controle da situação ou do seu emocional, diferente da ideia popular de ser manipulado/ perder o controle e ficar à mercê do hipnologo, de dormir e não acordar, ir para algum lugar e não sair mais, mas ao contrário disso a hipnose é um processo inteiramente consciente, que você apenas trabalha o que for importante para resolver a dificuldade, aceitar a sugestões, ter foco, concentração, ter atitude mental correta, atingindo um estado alterado de consciência o famoso transe, onde o indivíduo permite acessar o subconsciente e deixa-se ser dirigido até ele. A hipnoterapia é um tratamento que complemento indicado a todas as pessoas que querem transformar um padrão de vida que não é aceito que causa mal, infelicidade e sofrimento. O conceito que Rodrigo Zanão Pires da Monção, (38), Psicólogo, parapsicólogo e Hipnoterapeuta explica é a técnica que ele passou a aplicar em seus pacientes que aceita passar pelo processo, uma técnica complementar, por observar a potencialidade do tratamento em pacientes de diferentes perfis. Não necessariamente a pessoa tem que estar em psicoterapia para passar pelo processo, mas optando em realizar só a hipnoterapia, hipnose clínica.
A hipnoterapia é a terapia complementar através de alguns exercícios da hipnose cumprindo um protocolo, aplicada através de técnicas e comunicação verbal que leva a pessoa em um estado de transe, ou seja, fase na qual os comandos cerebrais são comandados pelo subconsciente.
Hipnoterapia na prática
O tratamento com a hipnoterapia não vai apagar o acontecimento passado, e sim permitir ao paciente ressignificar o momento causador da dor, em algo que ele possa lembrar com afeto.
A técnica é indicada para o tratamento de doenças como a depressão, obesidade, dor crônica, vícios, condições como fobias, síndrome do pânico e ansiedades entre outros.
Além de tratar algumas patologias essa ferramenta auxilia pessoas sadias que pretendem transformar a maneira de agir no ambiente profissional, pessoal, ou até mesmo em seus relacionamentos a fim de obter um melhor desempenho social.
Com a hipnoterapia na grande maioria das vezes os problemas poderão ser tratados em apenas sessão única, mas com alguns casos que pode chegar até 3 sessões, com uma avaliação previa para explicar todo o processo, e um feedback. A sessões poderá ter o tempo de duração de duas a cinco horas, onde é realizado várias e-tapas.
A sessão é direcionada a todos as pes-soas que querem assumir o controle das situações problemáticas de suas vidas, mas o resultado só é positivo se o paciente acreditar e estiver disposto a passar pela experiência, não ter medo e nem duvidas e realmente quer resolver a problemática. A eficácia depende da pessoa, já que estamos falando de atitude mental correta, "É BOM PARA MIM E VAI RESOLVER MEU CASO".
Rodrigo concorda ainda que a grande vantagem em aplicar a técnica é a rápida resposta que o organismo do paciente pode ter, gerando um resultado positivo, como uma mudança de comportamento já na primeira sessão. "Um tratamento curto com um resultado bem expressivo."
No processo de tratamento com a hipnoterapia é trabalhada a reprogramação da mente, a técnica pode ser aplicada por vários caminhos, o mais conhecido é a regressão, técnica permite ao profissional ir ao Subconsciente do paciente, com o objetivo de reprogramar o evento causador do problema e resolver a aflição.
No caso de um paciente diagnosticado com o transtorno de ansiedade, a ferramenta mais indicada para controlar a patologia é a técnica de relaxamento através da hipnose.
"Durante a sessão de hipnoterapia a terapia do perdão é utilizada com frequência, pois quem não perdoa e não consegue entender a situação não evoluí em um processo, perdoar significa a liberação do problema", explica Rodrigo, Hipnoterapeuta.



Fonte: http://avpgraficaejornal.com.br/layout/index.php/2020/07/16/hipnose-o-real-significado-dessa-tecnica-que-hoje-vem-transformando-vidas-e-opinioes/