Nomofobia

BRUNA SANTORO MILANI | CRP 06/126178
Psicóloga (PUC-SP)

Você já ouviu falar em nomofobia?
A definição de fobia é o medo irracional, no caso de nomofobia é o medo irracional de ficar muito tempo sem o telefone celular, seja por perda, ausência de sinal, bateria, ou pacote de dados.
Apesar de ainda pouco divulgado, esse tipo de fobia é cada vez mais comum, ainda mais com o avanço da tecnologia.

É claro que muitas pessoas usam dessa ferramenta como seu material de trabalho, porém isso não o isenta de horas de repouso do aparelho.
Se você é o tipo de pessoa que constantemente pega seu celular pra ver se há uma mensagem nova, para ver quem curtiu ou comentou seu último post das redes sociais, se literalmente corre pra responder os e-mails antes mesmo de levantar da cama, muito provavelmente você esteja sofrendo de nomofobia.
Sabendo que fobia é irracional, o que é levado em conta nessa fobia é o grau de desconforto que o indivíduo tem ao se manter distante de seu smartphone.
Estudos apontam que essa fobia tem crescido consideravelmente no universo juvenil. Ainda segundo os pesquisadores, em 2008 relataram que 53% dos usuários de celulares se sentiam ansiosos quando não podiam utilizar o aparelho e mais da metade nunca o desligava. Sabemos com outras pesquisas subsequentes que esses números só aumentaram desde então.
O vício pelo celular é um problema crescente, independentemente da idade. As problematizações maiores disso são as implicações que esse vício traz junto com ele.
"A média de horas diárias gastas em celulares pelos brasileiros é a mais alta do mundo: quatro horas e 48 minutos. Os dados são de um levantamento da empresa de estatísticas Statista e são referentes ao ano de 2016. Cerca de metade dos adultos verifica o telefone pelo menos várias vezes por hora." (vittude.com).
Precisamos estar cientes dos prejuízos causados pela nomofobia, que, embora muitas pessoas cressem que a tecnologia nos permite multitarefas, a realidade é que multitarefa não funciona com eficácia.
Neurologicamente falando, nosso cérebro não sabe lidar com duas tarefas ao mesmo tempo, consequentemente ao tentar realizar duas coisas ao mesmo tempo, sua produtividade cai e você fica menos assertivo.
Esse tema é bastante extenso, poderíamos falar sobre a ansiedade, a insônia, maus hábitos, etc, tudo causado pelo uso excessivo do celular, mas estando consciente sobre a nomofobia, já é um grande primeiro passo para entender que É HORA DE DAR UM TEMPO, seu corpo, sua mente, seu lar, te agradecerá.
Preserve seu estilo de vida e reflita quem está no controle: Você ou o seu smartphone?
É importante saber pra lutar contra qualquer vício que esteja no comando de seus comportamentos.
Uma boa estratégia inicial é estabelecer rotinas e horários para o uso do aparelho, desta forma, você o utilizara apenas como uma aliada e não como algo maléfico.
Outra boa estratégia é buscar o caminho do processo de psicoterapia, se sentir tal necessidade.
Espero ter trazido mais luz para o assunto.
Um forte abraço, @brunamilani



Fonte: http://avpgraficaejornal.com.br/layout/index.php/2020/07/16/nomofobia/