Saúde: Ibirá passa a oferecer leito de suporte ventilatório para pacientes emergenciais

Parceria entre Secretaria Municipal de Saúde e Santa Casa resultou na melhoria do suporte

Uma parceria entre a Secretaria Municipal de Saúde de Ibirá e a Santa Casa de Misericórdia resultou na melhoria do atendimento e suporte aos pacientes emergenciais com quadros respiratórios.
A partir de agora, o município passa a oferecer um leito de suporte ventilatório, que permite a manutenção desses pacientes até a liberação de vagas nos hospitais de referência.
Ao todo, são duas alas aparadas com os equipamentos para urgência e emergência: uma é a própria sala de emergência e a outra é o leito para manutenção temporária.
A Secretaria de Saúde relatou que o leito já foi usado por um paciente que precisou aguardar vaga para UTI em Rio Preto. "Fi-camos com o paciente no local por algumas horas, até a liberação da internação. Para nós, esse suporte é fundamental", explicou o setor.

Equipamentos
O leito de suporte respiratório possui equipamentos pertencentes à Santa Casa, como monitor cardíaco, rede de gases, torpedo de O2, cardoversor, cama hospitalar, aspirador cirúrgico e dois respiradores.
Segundo informações da Saúde, os respiradores foram fornecidos recentemente pelo Governo do Estado de São Paulo.
As alas de emergência de Ibirá são compatíveis as das UPAS de Rio Preto, como detalhou a Secretaria Municipal de Saúde.

Ala de Campanha da Covid-19 segue em funcionamento

A ala de campanha da Covid-19 segue em funcionamento, para atendimento exclusivo de pacientes com quadro respiratório.
Além disso, a Saúde realiza monitoramento online dos pacientes positivos para a doença, como forma de monitoramento diário.
São realizadas videoconferências pela plataforma Zoom, com a participação dos pacientes, da secretária de saúde, Eruska Bueno, e do médico voluntário João Paulo Beolchi.
O município oferece também orientação ativa domiciliar, trabalho desenvolvido por 30 pessoas treinadas para explicar sobre o funcionamento e a prevenção do novo coronavírus, que também atuam no isolamento ativo dos casos confirmados e contactuantes.

Fonte: http://avpgraficaejornal.com.br/layout/index.php/2020/08/20/saude-ibira-passa-a-oferecer-leito-de-suporte-ventilatorio-para-pacientes-emergenciais/