Hidronefrose em animais domésticos

RODRIGO EDUARDO DE BORTOLI | CRMV-SP 14.640
Médico Veterinário

O sistema urinário é composto de rins, ureteres, bexiga e uretra. Uma lesão ou obstrução em qualquer um desses componentes pode diminuir ou bloquear, significativamente, a função renal gerando consequências importantes para o paciente.
Doenças do trato urinário de cães e gatos são causadas por desordens de etiologia variada que induzem alterações estruturais e funcionais dos rins. Muitas doenças resultam do impedimento do fluxo normal de urina do rim para a bexiga, causando uma obstrução, uma condição comum em urologia de pequenos animais. Hidronefrose é uma consequência da obstrução do fluxo urinário e caracteriza por uma dilatação da pelve renal, pode ter origem congênita ou adquirida e pode ser causada por obstrução parcial ou completa do fluxo da saída da urina da qual se estabelece uma hipotrofia por compressão do parênquima renal, esta pode ser uni ou bilateral. Os si-nais mais comuns de hidronefrose são: Hematúria (sangue na urina), muitas vezes confundida com cistite e dessa forma tratada erroneamente, cólicas, apatia, anorexia, vômitos, emagrecimento, hálito urêmico (cheiro forte de amônia na boca), etc. O diagnóstico é baseado na anamnese clínica e em exames laboratoriais de sangue e de imagem (ultrassom).
O tratamento de escolha é a nefrectomia, ou seja, a remoção cirúrgica do rim afetado. quando se trata de apenas um dos rins, o prognóstico é reservado, desde que o outro rim esteja em boas condições, o organismo consegue compensar de forma satisfatória a ausência do outro rim. Quando se trata de um caso bilateral, aí o desfecho acaba sendo o óbito do animal.
Uma alimentação regrada e de boa qualidade, uma boa ingestão de água, exercícios físicos, são fundamentais para a prevenção da hidronefrose.

Siga-nos no Instagram: Clinvet Ibirá
Deixe lá sua dúvida, pergunta ou sugestão de próximo assunto!

Fonte: http://avpgraficaejornal.com.br/layout/index.php/2020/09/04/hidronefrose-em-animais-domesticos/