A nossa força interior

MONIQUE GISELE GASQUI | CRP 108849/06
Pós graduada em Psicologia Clínica: Terapia Cognitivo Comportamental | Pós graduada em Psicologia da Saúde/Hospitalar

A força interior é atributo da alma e aqui inclui: a paz interior, o altruísmo, a determinação, o otimismo, a capacidade de relaxamento, a inteligência emocional! Tantas coisas não é, caros leitores?
Essas competências podem ser desenvolvidas ao longo do tempo, pois, apenas um terço da nossa força interior nasce conosco, o resto é construído com as nossas experiências de vida, pois é necessário encontrar propósitos para a vida, desenvolver conhecimentos, treinar a disciplina e conseguir criar relações humanas construtivas. Nascemos com a força sim, mas precisamos aprender a lidar com ela.
O que distingue uma pessoa da outra é a capacidade de enfrentar as dificuldades arregaçando as mangas, e, nada melhor, que treinar o nosso olhar, aprender a deter a nossa atenção sobre os acontecimentos positivos, saboreando-os. O otimismo, por exemplo, é uma das ferramentas para se conseguir a força interior e esta reside em cada célula do seu corpo.
Você que se distanciou da sua força, do seu centro e da sua essência, volte para si, ela sempre esteve, sempre está, e sempre estará com você e para isso pratique a resiliência, a tranquilidade e clareza de pensamento. Reserve uns momentos do seu dia para o exercício de entrar em contato com a sua força vital, que é a respiração. Sinta o ar que entra e sai pelo seu nariz. Permaneça assim o tempo suficiente para clarificar a sua mente e com um raciocínio cheio de recursos para encarar os desafios do dia a dia. Torne este exercício um hábito.
Perdemos o contato da força interior e com nossa sabedoria quando problemas, pensamentos negativos, sentimentos angustiantes, acontecimentos perturbadores e situações estressantes nos afetam fazendo com que nossa mente imagine cenários incapacitantes.
Nietzsche já chamava de homem superior aquele que conseguia vencer seus inimigos internos, sugerindo que nós só podemos ser derrotados por nós mesmos. E não é verdade, caro leitores? É claro que tudo o que nos acontece tem um fator externo, mas também tem um interno, o próprio eu, que é mais forte do que imaginamos, e as vezes não acreditamos nisso. Assumir a responsabilidade é o melhor sinal de maturidade e o primeiro passo para a liberação da força interior.

"Desenvolver força, coragem e paz interior demanda tempo. Não espere resultados rápidos e imediatos, sob o pretexto de que decidiu mudar. Cada ação que você executa permite que essa decisão se torne efetiva dentro de seu coração."
Dalai Lama

Fonte: http://avpgraficaejornal.com.br/layout/index.php/2020/09/04/a-nossa-forca-interior/