Setembro Amarelo: ações de prevenção e conscientização são desenvolvidas em Ibirá

Departamentos se unem para intensificar campanha informativa contra o suicídio no município

Os departamentos de Assistência e Promoção Social, Educação e Saúde de Ibirá realizam o desenvolvimento da campanha Setembro Amarelo no município.
Uma série de ações foram estabele-cidas, visando a prevenção e o combate ao suicídio, com abordagens diferen-ciadas.
O trabalho foi desenvolvido em equipe, com a participação de profissionais do CRAS - Centro de Referência de Assistência Social, incluindo psicóloga, que criaram atividades voltadas ao tema. "Nós trabalhamos bastante a questão da valorização da vida, da importância de viver e de cuidar da própria vida", pontuaram
Segundo a equipe, o assunto é delicado e precisa ser tratado de forma séria. "A principal ação é a prevenção, por isso falar é tão importante. O diálogo é a melhor solução, trabalhar os sentimentos", explicou.
Kits
Cada material da campanha é voltado para um público específico, para o atendimento dos adolescentes, jovens e idosos, além das famílias.
As iniciativas incluem a produção de um vídeo - com o ator Marcelo Pachioni, um jornal informativo - da Editora Amigos, etc.
Devido a pandemia, os kits são entregues de forma individualizada, casa a casa, respeitando as normas de segurança.

"É preciso agir"

A Associação Brasileira de Psiquiatria (ABP), em parceria com o Conselho Federal de Medicina (CFM), lança neste mês, a campanha nacional Setembro Amarelo® 2020: "É Preciso Agir". A iniciativa, trazida para o Brasil em 2014 – que tem como data símbolo o dia 10, o Dia Mundial da Prevenção ao Suicídio - visa a conscientização, a desmistificação e prevenção do suicídio. Dessa forma, é preciso agir o quanto antes para diminuir os números de casos em todo país. De acordo com a Organização Mundial de Saúde (OMS), a cada 40 segundos, uma pessoa morre por suicídio no mundo. Já ao que se refere às tentativas, uma pessoa atenta contra a própria vida a cada três segundos. Em termos de numéricos, calcula-se que aproximadamente um milhão de casos de óbitos por suicídio são registrados por ano em todo o mundo. No Brasil, os casos passam de 12 mil, mas sabe-se que esse número é bem maior devido à subnotificação, que ainda é uma realidade. Desse total, cerca de 96,8% estão relacionados a transtornos mentais, como por exemplo, depressão e transtorno bipolar. Esse cenário preocupante serve de alerta para que a saúde mental seja um tema importante para a saúde pública. Ao longo de todo o mês a ABP desenvolverá uma série de ações voltadas para o tema. Eventos online, palestras, iluminação em amarelo de espaços públicos e monumentos e presença nas mídias sociais terão como objetivo fomentar a ação efetiva para a prevenção de doenças mentais e ajudar na desmistificação do tema. Combater o estigma é salvar vidas e auxiliar a sociedade a compreender e identificar casos é a principal forma de ajudar os profissionais da área de saúde, familiares e amigos, principalmente no que se refere à busca por tratamento e instrução da população.

Fonte: www.setembroamarelo.com

The post Setembro Amarelo: ações de prevenção e conscientização são desenvolvidas em Ibirá appeared first on A Voz do Povo Urupês.



Fonte: http://avpgraficaejornal.com.br/layout/index.php/2020/09/17/setembro-amarelo-acoes-de-prevencao-e-conscientizacao-sao-desenvolvidas-em-ibira/