A escolha de ser positivo

MONIQUE GISELE GASQUI | CRP 108849/06
Pós graduada em Psicologia Clínica: Terapia Cognitivo Comportamental | Pós graduada em Psicologia da Saúde/Hospitalar

Para muitas pessoas estar sorridente e de bem com a vida é um luxo, já para outros, manter um sorriso no rosto pode ser desafiador. O luxo seria as redes sociais com aquele cenário incrível, que nos deixam com uma inveja, achando que a vida do outro é "perfeita". O desafiador seria, o que a grande maioria de nós, temos que são os: problemas no trabalho, relacionamento, saúde, autoestima e por ai vai, mas o luxo também tem, e daí que enxergamos somente o luxo da vida do outro, e não o ser humano que ele também é, portanto tem problema.
Pessoal, os nossos pensamentos são extremamente poderosos e influenciam a maneira com que nos portamos perante a vida e como nos relacionamos com todos ao nosso redor. Se você não permitir, seus pensamentos e emoções podem te limitar, mas se você permitir, eles também podem ser ferramentas poderosas para te transformar no melhor que você pode ser e descobrir competências e habilidades que até então você nem sabia que tinha ou possuía em você mesmo.
Algumas pessoas passam por situações de extremo sofrimento e saem bem, enquanto outras sofrem amargamente com a desesperança, mas mesmo no sofrimento podemos encontrar o sentido de nossas vidas. Ter um propósito na vida, torna-se possível encarar o sofrimento com coragem e transformar em uma realização onde é possível alcançar com a escolha de ser positivo diante da vida.
Acreditar em você é a melhor coisa que você faz a si mesmo: é o olhar para além da situação atual, além das dificuldades e das tristezas e buscar atitudes positivas e pequenas mudanças no seu dia a dia que te ajudem a alcançar o almejado, e sempre esteja ao lado de pessoas que te empurrem para a vida sorrindo mais, compartilhando as alegrias, elogiando as pessoas, e se não tiver nada de positivo para falar, pelo menos não critique, o mundo está cheio de acusadores, então não seja mais um no meio deles.
Diga as pessoas o quanto elas são especiais para você e tome tempo para fazer aquilo que lhe dá prazer, que lhe faz feliz e reflita sobre o que te faz mal e busque soluções pedindo ajuda.
A sua vida é única e só você tem o poder de escolher como ela deve ser vivida, a partir do momento que você:

1) Repetir afirmações positivas: repetir diariamente, para você mesmo, frases e palavras de incentivo, ou deixá-las visíveis em algum lugar da casa, é uma atitude recomendável.
2) Identificar conversas negativas de você com você mesmo: prestar atenção as vezes em que você engrandece os aspectos negativos das situações ao invés de olhar para os aspectos positivos.
3) Escrever em um diário as coisas pelas quais você se sente grato: isto nos ajuda a pensar em termos de abundância, e assim, evitar o ciúmes, a hostilidade e a irritação.
4) Aderir a hábitos positivos para o seu corpo: ao invés de sempre olhar para aquilo que você gostaria de mudar com relação ao seu corpo, começar a vê-lo sob outra perspectiva, focando mais em seu comportamento e bem-estar que em sua aparência.
5) Evitar comparações: ao invés de olhar para aquilo que os outros tem, busque encontrar seus próprios aspectos positivos, que são únicos e valiosos. Trate-se com carinho e compaixão, e não diga para si mesmo aquilo que não teria coragem de dizer a um amigo.
6) Encontre tempo para diversão e relaxamento: dedique-se a atividades que te deixem mais calmo ou te façam sorrir.
7) Esteja consciente: uma ótima ideia é praticar meditação, que te ensina a focar no "aqui e agora", ao invés de pensar no passado ou no futuro.
8) Ajude os outros e seja um voluntário: ajudar as outras pessoas te permite estar mais conectado, orgulhoso e grato. É uma prática que traz benefícios para você e para o mundo.
Pratiquem caros leitores e verão os resultados de uma melhor qualidade de vida.

The post A escolha de ser positivo appeared first on A Voz do Povo Urupês.

Fonte: http://avpgraficaejornal.com.br/layout/index.php/2020/10/01/a-escolha-de-ser-positivo/