Equipes de agentes municipais intensificam estratégias de controle e pedem apoio da população

Uma união de esforços tem comandado as ações de combate a Dengue em Ibirá.
As equipes de agentes municipais da Secretaria da Saúde e da Vigilância Sanitária se mobilizam na intensificação das estratégias para a exterminação do mosquito transmissor da doença.
O município voltou a registrar casos de Dengue no último mês e por isso o trabalho de combate foi reforçado.
"Deixe entrar"
A aplicação do inseticida tem sido feita nas casas e os responsáveis pedem o apoio da população para facilitar a entrada dos agentes. "É muito importante que as pessoas deixem os agentes entrarem nas casas, para a aplicação do veneno. Os mosquitos preferem ficar dentro dos cômodos e precisam de recipientes com água para se reproduzir. Por isso, pedimos que os munícipes deixem os profissionais realizarem o trabalho através das janelas e dos arredores dos imóveis, para o bem de todos", destacou a equipe de ação.
O inseticida é aplicado pelas janelas, como uma das medidas para evitar a doença, através da eliminação dos mosquitos adultos.
O inseticida eliminará todo tipo de mosquito que estiver no imóvel no momento da aplicação.
Para evitar novos focos do transmissor, deverá ser mantida uma rotina de eliminação de recipientes que possam acumular água.

Orientações para aplicação do inseticida nas casas

• Mantenha aberto: portas, janelas, vitrôs e cortinas para facilitar a entrada do inseticida;
  • Guarde em local fechado e/o mantenha coberto: alimentos, água e utensílios de cozinha, roupas limpas ou sujas, secas ou molhadas penduradas no varal; bebedouros de animais, gaiolas de passarinhos e aquários;
  • Retire e proteja: roupas de cama, mesa e banho em uso;
  • Retire do local ou mantenha coberto: automóveis, bicicletas, triciclos, carrinhos de bebê, andador e outros.
    Fonte: Vigilância Sanitária e Epidemiológica de Ibirá

Mais dicas e cuidados

• Durante a aplicação do inseticida, os ocupantes do imóvel deverão permanecer na calçada, do outro lado da rua, acompanhados, quando houver, das crianças, recém-nascidos e idosos, bem como animais;
  • As pessoas só deverão retornar ao imóvel 30 minutos após o término da aplicação do inseticida;
  • Se houver pessoas doentes ou acamadas, elas deverão ficar em cômodo com as portas e janelas fechadas, e aí permanecerem por 30 minutos após a aplicação.
    Fonte: Vigilância Sanitária e Epidemiológica de Ibirá

Escorpião: combate é reforçado nas áreas urbanas e rurais
Outro combate que foi intensificado nos últimos tempos em Ibirá foi aos escorpiões.
O município registrou aumento de notificações em setembro e todas foram atendidas, segundo informações da Vigilância Sanitária.
Além dos atendimentos nas áreas urbanas de Ibirá e Termas de Ibirá, as equipes também estiveram presentes em propriedades rurais. "Tivemos muitos casos de escorpião em setembro e conseguimos atender a todos", afirma o setor.
Em setembro, foram atendidas 30 casas e nove sítios. Já em outubro, até o dia 14, foram 21 casas e seis sítios.

The post Secretaria da Saúde e Vigilância Sanitária de Ibirá reforçam ações de combate a Dengue appeared first on A Voz do Povo Urupês.

Fonte: http://avpgraficaejornal.com.br/layout/index.php/2020/10/15/secretaria-da-saude-e-vigilancia-sanitaria-de-ibira-reforcam-acoes-de-combate-a-dengue/