Piometra em animais de estimação

RODRIGO EDUARDO DE BORTOLI | CRMV-SP 14.640
Médico Veterinário

A piometra, como é conhecida popularmente, é uma enfermidade do útero de cadelas e gatas, um processo de início muitas vezes inflamatório que evolui para um quadro infeccioso, que pode trazer sérios danos à saúde de seu animal, podendo inclusive expor à morte.
De início muitas vezes silencioso, vai se desenvolvendo no aparelho reprodutivo das fêmeas e instalando dentro do corpo e cornos uterinos. Não há predisposição racial nem de porte de animal, porém, fêmeas de meia idade à uma idade um pouco mais avançada, e ou que fazem ou fizeram uso de anticoncepcionais por períodos longos, tem muito mais chances de desenvolverem a doença.

Os sinais clínicos iniciais, são:
1- Apatia;
2- Anorexia (falta de apetite);
3- Polidipsia (aumento de ingestão de água);
4- Poliúria (aumento de volume de urina);
5- Distensão abdominal;
6- Febre;
7- Corrimento vaginal (nem sempre)
O diagnóstico é elaborado nos sinais clínicos e uma boa avaliação física e semiológica do paciente, e sacramentado através de exame de ultrassonografia.
O tratamento de eleição é a cirurgia, que consiste na remoção de todo aparelho reprodutivo da fêmea, bem como todo o cuidado pré cirurgia, em manter o animal o mais estável possível para a realização do procedimento cirúrgico.
Estabilidade essa em relação a volemia, quadro infeccioso, febre, hidratação, etc.
A maneira mais indicada para evitar a doença é a castração. Evite problemas desnecessários a você e ao seu animal, consulte sempre seu Médico veterinário.

Siga-nos no Instagram: Clinvet Ibirá
Deixe lá sua dúvida, pergunta ou sugestão de próximo assunto!

The post Piometra em animais de estimação appeared first on A Voz do Povo Urupês.



Fonte: http://avpgraficaejornal.com.br/layout/index.php/2020/10/15/piometra-em-animais-de-estimacao/