Metas para 2021

BRUNA SANTORO MILANI | CRP 06/126178
Psicóloga (PUC-SP)

Olá, pessoal!

O ano de 2020 foi marcado por eventos que certamente ficarão pra história do mundo, e com ele fomos tomados por vários sentimentos, alguns até difícil de nomeá-los. Acontece que o ano de 2021 chegou e é a fase que geralmente fazemos uma retrospectiva de tudo que conquistamos até aqui, além de também fazermos uma reflexão de nossos planos almejados.
Esse fenômeno acontece principalmente no réveillon, pois é uma data emblemática que simboliza o fim e o inicio de um ciclo, ou seja, é como se fizéssemos uma diferenciação de nossa versão do passado e nossa probabilidade futura.
Mas você já percebeu que entra e sai ano e sempre temos aquela meta que carregamos há vários anos e mesmo assim ainda não a cumprimos?
Acontece que quando pensamos em nossos objetivos, somos tomados pelo entusiasmo e muitas vezes idealizamos metas muito maiores do que nossa realidade atual (seja pelo financeiro, disponibilidade, estilo de vida, etc). É por isso que precisamos saber utilizar nossa motivação natural com sabedoria para não sermos futuramente carregados por pensamentos pessimistas, que nos fazem crer que somos incapazes de realizar o que desejamos.

De acordo com a psicóloga social e professora de Harvard Business School, Amy Cuddy, além de traçarmos metas muito complexas pra nossa fase de vida, outras metas (vamos chamá-las de metas secundárias) ao longo do ano vão surgindo, e fazendo com que as coloquemos na frente da meta inicial - justamente por serem difíceis naquele momento. Em suma, metas ambiciosas demais podem resultar em fracasso, sucedendo em desmotivação.
Agora você percebeu a importância de analisar seu contexto de vida atual antes de fazer sua listinha de metas, e principalmente, não basear suas metas a partir das metas alheias! Dessa forma, quando você começar a perceber que está tendo sucesso, ainda que eles sejam parciais, manterá sua motivação (aquele entusiasmo do inicio do ano, sabe?) mais intensa por mais tempo.
A dica inicial é dividir a meta grande em metas pequenas, assim você vai adequando com seu estilo de vida atual. Não corra, o segredo está nos passos firmes, além de claro, a constância. Tudo aquilo que fazemos sistematicamente se torna um habito em nossa vida, e o sucesso é exatamente o hábito!
Outra dica importante destacar aqui é não levar o planejamento de inicio de ano de maneira muito rígida, pois além de correr o risco de te deixar exausto durante o percurso, não temos como prever as variáveis do futuro. Em 12 meses podem aparecer demandas não esperadas, às vezes até mais urgentes. Esteja ciente disso!
É por isso que o PLANEJAMENTO é essencial. Tenha uma agenda para se organizar.
Finalizo essa reflexão desejando que você respeite seu próprio ritmo natural pra então alcançar suas metas, prezando sempre pela simplicidade e objetividade delas. Um ótimo 2021 a todos!

Me siga no Instagram: @liberdadealinhada

Abraço!

The post Metas para 2021 appeared first on A Voz do Povo Urupês.

Fonte: http://avpgraficaejornal.com.br/layout/index.php/2021/01/07/metas-para-2021/