Cuidados com as patas dos pets

RODRIGO EDUARDO DE BORTOLI | CRMV-SP 14.640
Médico Veterinário

As patas dos pets, são em geral, bem mais resistentes do que dos seres humanos, especialmente na porção de baixo (sola dos pés/palmas das mãos). Denominamos de coxins: palmares (mãos), plantares (pés) , eles possuem um revestimento de pele bem mais rude e grosseiro, que conferem aos animais a proteção extra que necessitam, em função de uma maior exposição à diversas situações no dia a dia.
Os coxins, em especial, têm uma importância muito significativa na regulação da circulação corpórea dos animais. Ali estão localizadas as “bombas”, palmares e plantares, que tem a função de bombear de volta o sangue que se deposita neles, através do simples ato de caminhar ou correr, promovendo o atrito dos coxins com o piso/ terreno a ser percorrido, comprimindo o mesmo e fazendo a ativação dessa corrente circulatória em movimento contrário.
A saúde das patas é de suma importância, pois, além dessa questão, os animais estão em contato íntimo e constante das patas com a boca, olhos, ouvidos e todo o corpo, podendo carrear todo e qualquer microrganismo para outras áreas do corpo e causar danos de forma sistêmica.
Isso tudo sem falar na questão básica e primordial, que é o movimento de deambulação, ou seja, o caminhar, locomover-se.
Cuidados simples, corriqueiros e muito importantes são:
1- Manter sempre as unhas bem aparadas;
2- Remover excessos de pelos, sujidades, tecido epidérmico, etc.;
3- Cuidados com ectoparasitas: carrapatos, bichos de pé;
4- Manter a hidratação do tecido;
5- Evitar umidade excessiva (pode causar podo dermatite/frieira;
6- Exposição excessiva ao calor (piso quente);
7- Objetos pontiagudos ou perfuro cortantes; entre outros.
8- Soluções ácidas para limpeza de pisos, também podem causar muitos e sérios danos às patas de nossos amiguinhos.
Fiquem atentos à essas dicas, observem bem as patas de seus pets, ao menor sinal de alteração, procure seu Médico Veterinário de confiança e leve seu animal para a avaliação.

Siga-nos no Instagram: Clinvet Ibirá
Deixe lá sua dúvida, pergunta ou sugestão de próximo assunto!

The post Cuidados com as patas dos pets appeared first on A Voz do Povo Urupês.



Fonte: http://avpgraficaejornal.com.br/layout/index.php/2021/02/18/cuidados-com-as-patas-dos-pets/