Os perigos dos palitos de madeira (palito de dente) para a sua saúde

DRA. ANA VICTÓRIA BASTOS LIRA | CROSP 111.782
Cirurgiã Dentista

O palito de madeira é um acessório muito usado para remover resíduos de alimentos entre os dentes, mas não é benéfico, ele pode causar sérios problemas a sua saúde.
Por ser um objeto duro e utilizado com força contra os dentes, pode desgastar o esmalte dentário (camada exterior) possibilitando a "entrada" de bactérias.
Ele aumenta o risco de infecções nas gengivas, com sua ponta fina e afiada pode causar pequenas feridas, causando dor e desconforto, também sendo uma porta de entrada para bactérias nocivas para nosso corpo, maior tendência a ter gengivite e periodontite (inflamações gengivais que causam mau hálito, sangramento, dor, mobilidade dentária e até mesmo a perda dos dentes).
Também pode causar um aumento de espaço entre os dentes, com a força exercida, os dentes podem mover-se.
Filamentos de madeira podem também ficar presos aos tecidos e podem causar inflamações e até mesmo serias infecções.
A sensibilidade dentária também pode acontecer devido à grande força exercida, os tecidos gengivais podem retrair (aparência que a gengiva subiu ou desceu), sendo assim a raiz dos dentes ficam aparentes e sensíveis, causando grande incomodo ao beber, comer e até mesmo ao conversar.
A falsa sensação de limpeza dos dentes com o acessório ainda possibilita o aumento de cáries, pois acaba "empurrando" o resto de alimentos para locais de difícil acesso, dificultando a higienização com a escova dental.
Para uma higiene bucal efetiva o ideal é jamais utilizar palitos de madeira e sim realizar uma higienização completa com: escova dental, creme dental com flúor e fio dental, também pode ser adicionado o raspador lingual e enxaguante bucal prescrito por seu cirurgião dentista. Lembrando que a escolha da escova dental é extremamente importante: as cerdas devem ser macias, quanto mais cerdas, melhor, e a cabeça deve ser pequena para o melhor acesso a todos os dentes.

The post Os perigos dos palitos de madeira (palito de dente) para a sua saúde appeared first on A Voz do Povo Urupês.



Fonte: http://avpgraficaejornal.com.br/layout/index.php/2021/02/18/os-perigos-dos-palitos-de-madeira-palito-de-dente-para-a-sua-saude/