Urupês terá 100% de esgoto tratado, o que contribuirá para despoluição do córrego São João

No último dia 9, o prefeito Bica, juntamente com representantes da Secretaria de Obras e Serviços Públicos e da Diretoria de Meio Ambiente, Saneamento e Recursos Hídricos, com participação da presidente da Câmara Municipal de Urupês, Teia Mazzali, realizaram uma reunião técnica com a empresa responsável pela implementação da Estação Compacta de Tratamento de Esgoto em São João de Itaguaçu.
O objetivo foi avaliar a evolução do projeto, considerando sua atual fase e discutir metas para o término da empreitada. A previsão é que as instalações sejam concluídas em até três meses, iniciando, então, o período de testes.
Atualmente, a estação já conta com as bases construídas e está pronta para receber os tanques, que estão sendo fabricados de acordo com as especificações do projeto.
"A estação é capaz de atender até mil pessoas, o que supre a necessidade do distrito de São João de Itaguaçu. E, ainda, por se tratar de um sistema modular, caso futuramente seja necessário, nós poderemos ampliar a capacidade de tratamento do esgoto gerado", explicou o prefeito Bica.
Lauriston Isique, diretor municipal de Meio Ambiente, Saneamento e Recursos Hídricos, órgão diretamente responsável pelo projeto, ressalta que, a partir de agora, "Urupês entra para um seleto grupo dos municípios que tratam 100% do esgoto gerado". Ele vê isso como uma conquista da administração para a cidade, já que, de acordo com dados do Sistema Nacional de Informações sobre Saneamento (SNIS - base 2018), apenas 46% do volume de esgoto gerado no país é tratado.
Vantagens da obra
A Estação Compacta de Tratamento de Esgoto está sendo construída com recursos provenientes de convênio entre o Fundo Estadual de Recursos Hídricos - FEHIDRO e o município de Urupês. Ele é um sistema de altíssima tecnologia, que utiliza uma base modular e completamente vedada, o que não permitirá a emissão de odores. Através desta Estação de Tratamento, que não utiliza grandes lagoas, pode-se garantir que os efluentes, depois de tratados, estejam sempre dentro dos padrões de lançamento no corpo receptor.
Há mais de 80 anos, o esgoto coletado no distrito não possuía tratamento adequado, sendo despejado integralmente no Córrego São João. Por isso, além de regularizar a questão do tratamento, o projeto trará inúmeros benefícios ambientais, como a despoluição do córrego e a recuperação do ecossistema fluvial.

The post Reunião avalia andamento das obras da Estação Compacta de Tratamento de Esgoto em São João de Itaguaçu appeared first on A Voz do Povo Urupês.

Fonte: http://avpgraficaejornal.com.br/layout/index.php/2021/02/18/reuniao-avalia-andamento-das-obras-da-estacao-compacta-de-tratamento-de-esgoto-em-sao-joao-de-itaguacu/